PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REFLEXÕES A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUARA E O SEU ENVOLVIMENTO COM A VI MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL DO VALE DO ARINOS

Autores

  • Lisanil da Conceição Patrocinio PEREIRA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Resumo

As reflexões aqui apresentadas fazem parte da experiência desenvolvida em três escolas públicas de Juara no momento de intervenção do Estágio Curricular do Curso de Pedagogia da UNINTER, e, que foram apresentadas na VI Mostra Científica e Cultural do Vale do Arinos que foi realizada na Praça dos Colonizadores de Juara, nos dias 19 a 20 de outubro de 2017, organizada pelo LEAL (Laboratório de Estudos e Pesquisas da Diversidade da Amazônia Legal/CNPq/Unemat). Este texto apresenta experiências pedagógicas de três escolas públicas de Juara, sendo duas da rede estadual e uma municipal. O objetivo foi o de aproximar a universidade dessas escolas durante a Mostra Científica. 

Palavras-chave: Construção do Conhecimento; Conhecimento Científico; Popularização da Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Povos Indígenas: Conhecer para respeitar. In: Povos Indígenas & Educação. BERGAMASCHI, Maria Aparecida, et. al. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Orgs.). Interdiciplinaridade – Transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008. FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

__________. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

__________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

HOUAISS, Antônio. Mini Houaiss: Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

PEREIRA, Lisanil C. Patrocínio. Ocupação do território mato-grossense e a recriação camponesa em áreas do agronegócio: O caso de Campo Verde e Tangará da Serra-MT. (Tese de doutorado) Niterói-RJ:UFF, 2011.

RODRIGUES, Jailton Nunes, PRADO, Alethea Paula Lapa, ALVES, Denise Paulina, LOPES, Sibeli, DAMACENO, Eleni Lucia Jung. A troca de solidariedade com o brinquedo biodegradável “Peteca”. In: IV Mostra Científica e Cultural do Vale do Arinos. UNEMAT: Juara, 2015.

SANT’ANA, Daniela Alves Braga. Alianças multifacetadas colonização de Juara – Mato Grosso – Discursos, práticas culturais e memórias (1971-2008). Cuiabá: UFMT, 2009. Dissertação (mestrado em História), Instituto de Ciências Humanas e Sociais, programa de pós graduação em História, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, 2009.

TAVARES DOS SANTOS, José Vicente. MATUCHOS, Exclusão e luta, do sul para a Amazônia. Petrópolis-RJ: Vozes, 1993.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

PEREIRA, L. da C. P. (2018). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REFLEXÕES A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUARA E O SEU ENVOLVIMENTO COM A VI MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL DO VALE DO ARINOS. Revista De Comunicação Científica, 4(1), 72–82. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3273

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>