LITERATURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Leodete GIACOMOLLI
  • Lisanil da Conceição Patrocínio PEREIRA

Resumo

O presente artigo refere-se ao relato de experiência do projeto: “Contação de história”, desenvolvido no período de Estágio do módulo de Práticas Pedagógicas e Estágio I do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFMT na Modalidade a Distância. O objetivo, foi despertar o gosto pela leitura nos alunos uma vez que, sua utilização é de extrema importância na vida das crianças, visto que a mesma permite sonhar, refletir, encantar, soltar a imaginação, expandir o pensamento, estimular a criatividade e abrir horizontes tentando compreender esse processo à luz da leitura do Paulo Freire. Os resultados foram satisfatórios pois a aprendizagem aconteceu através das ações vivenciadas, despertando a imaginação, a criatividade e o interesse pela leitura nas crianças.

Palavras-chave: Contar história, Leitura, Literatura Infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRAMOVICH, Fany. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. IN: CARDOSO, Ana Lúcia Sanches: A Contação de Histórias no Desenvolvimento na Educação

Infantil. 4. ed., São Paulo: Scipione, 1997.

BAHIA, Norinês Panicacci. Ser professora: do baú de retalhos à confecção da colcha. In Revista EDUCAÇÃO & LINGUAGEM. V. 12 • N. 20, JUL.-DEZ. 2009

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas IN: CARDOSO, Ana Lúcia Sanches: A Contação de Histórias no Desenvolvimento na Educação Infantil. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler em Três Artigos que se Completam. 23. ed., São Paulo: Cortez, 1989.

_________. Carta de Paulo Freire aos Professores: Ensinar, Aprender: leitura do mundo, leitura da palavra, estudos Avançados, 2001.

MACHADO. Ana Maria: Menina bonita do laço de fita. 7. ed. São Paulo. Ática, 2004.

REZENDE, Vânia Maria. Literatura Infantil e Juvenil. São Paulo: Sariva IN: OLIVEIRA, Ana Arlinda de. Múltiplas Linguagens: Literatura Infantil. p.15 Cuiabá: EdU-FMT, 2019.

Recebido: 30/03/2020

Aprovado: 20/05/2021

Publicado: 01/09/2021

Downloads

Publicado

2021-09-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LITERATURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2021). Revista De Comunicação Científica, 9(1), 162-173. https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/5836

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>