ENSINO DIALÓGICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Língua Portuguesa. Ensino Fundamental I. Ensino dialógico.Resumo
este artigo tem como tema o ensino dialógico da Língua Portuguesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I e sua contribuição na preparação de cidadãos conscientes. O texto se incumbirá de esclarecer de que modo o ensino de Língua Portuguesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas privadas no estado Rio de Janeiro. Para o desenvolvimento da pesquisa foi levado em consideração fatores que influenciam direta ou indiretamente o fazer pedagógico no interior das salas de aula. O objetivo geral é compreender de que modo a práxis docente desenvolvida para o ensino da Língua Materna contribui para a preparação de pessoas conscientes levando em consideração as dinâmicas sociais que os cercam. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica e de campo na qual será necessária a revisão da literatura que envolve a área do tema. A pesquisa dialogará com os trabalhos, principalmente, dos autores Marcos Bagno, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. Os resultados apontam que o ensino de Língua Portuguesa na educação básica ainda está preso a concepções tradicionais de ensino, o que acaba dificultando o processo de ensino-aprendizagem voltado para uma formação mais consciente.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua (trad. Sheila Grillo; Ekaterina Vólkova Américo). São Paulo: Editora 34, 2013.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 2ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Lisboa: Edição 70. 53 - 69, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.
MARX, K.; ENGELS, F. Textos Sobre Educação e Ensino. 2a edição, São Paulo, Moraes, 1992.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
SANTIN, E. Z.; MAITO, V. P. A prática Pedagógica frente à crise dos paradigmas educacionais. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCARE, 2011, p. 6542-6554.
SANTOS, R. C. Aulas de gramática: de enfadonhas a prazerosas. 2005, 45 f. Monografia (Graduação de Letras) - Faculdade de Ciências da Educação – FACE, Centro de Ensino Universitário de Brasília.
TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa e a produção de conhecimentos. In: Universidade Estadual Paulista. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores. Educação, Cultura e Desenvolvimento. v. 3, n.1, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 1-38.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).