ENSINO DIALÓGICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Charles Silva de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tais Turaça Arantes Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Ensino Fundamental I. Ensino dialógico.

Resumo

este artigo tem como tema o ensino dialógico da Língua Portuguesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I e sua contribuição na preparação de cidadãos conscientes. O texto se incumbirá de esclarecer de que modo o ensino de Língua Portuguesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas privadas no estado Rio de Janeiro. Para o desenvolvimento da pesquisa foi levado em consideração fatores que influenciam direta ou indiretamente o fazer pedagógico no interior das salas de aula. O objetivo geral é compreender de que modo a práxis docente desenvolvida para o ensino da Língua Materna contribui para a preparação de pessoas conscientes levando em consideração as dinâmicas sociais que os cercam. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza bibliográfica e de campo na qual será necessária a revisão da literatura que envolve a área do tema. A pesquisa dialogará com os trabalhos, principalmente, dos autores Marcos Bagno, Mikhail Bakhtin e Paulo Freire. Os resultados apontam que o ensino de Língua Portuguesa na educação básica ainda está preso a concepções tradicionais de ensino, o que acaba dificultando o processo de ensino-aprendizagem voltado para uma formação mais consciente.

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Biografia do Autor

  • Charles Silva de Oliveira , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    .

  • Tais Turaça Arantes, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutoranda em Psicologia Social pela UERJ. Mestre em Letras pela UEMS.

Referências

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Publicado

2024-08-14

Como Citar

ENSINO DIALÓGICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. (2024). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 16(01). https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/10847

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