O FUNCIONAMENTO ENUNCIATIVO DOS ADJETIVOS RICO E ESCURO NA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO AZEITE GALLO

Autores

  • Giseli Veronêz da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Thalita Nogueira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v9i01.1439

Resumo

O presente texto é resultado de estudos realizados na disciplina Estudos Gramaticais do Português ofertada no curso de Pós- graduação Stricto Sensu em Linguística, e tem  como proposta  analisar os sentidos dos adjetivos  rico e escuro no acontecimento de linguagem da campanha publicitária de divulgação da embalagem de  vidro escuro  do azeite Gallo produzida exclusivamente para o Brasil. Para  a realização deste trabalho mobilizamos os  conceitos teóricos da Semântica do Acontecimento,  de Eduardo Guimarães (2005), semântica  que considera que a análise do sentido da linguagem deve localizar-se no estudo da enunciação, do acontecimento do dizer, bem como  os  estudos  enunciativos de Luiz Francisco Dias ( 2000, 2003) para mostrar que, a gramática  pode ser compreendida e semantizada  na relação entre as  dimensões orgânica e enunciativa da língua .

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Nova Fronteira, 2010.

CUNHA, Celso et al. Nova gramática do português contemporâneo-3.ed.- Rio de Janeiro: Lexikon Informática, 2007.

DIAS, Luiz Francisco. Gramática e ensino do português: abrindo horizontes. Lingua e ensino: dimensões heterogéneas. Maceió: Edufal, 2000.

_____. A sintaxe em novas dimensões. In: TOLDO, Claudia Stumpf (Org.). Questões de Linguística. Passo Fundo, RS: UPF Editora, 2003.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas, SP: Pontes, 2005.

_______. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas, Editora RG.4.ed.2010.

______. Análise de Texto - Procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.

_______. O multilinguismo e o funcionamento das línguas. In : Revista Brasileira do Iphan. Línguas do Brasil. Nº 6, Jan. / Fev. de 2007.

LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. .- 44° ed.- Rio de Janeiro: J. Olympio, 2005.

Downloads

Publicado

01.07.2016

Como Citar

O FUNCIONAMENTO ENUNCIATIVO DOS ADJETIVOS RICO E ESCURO NA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO AZEITE GALLO. (2016). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 9(01), 70-79. https://doi.org/10.30681/real.v9i01.1439