O FUNCIONAMENTO ENUNCIATIVO DOS ADJETIVOS RICO E ESCURO NA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO AZEITE GALLO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v9i01.1439Resumo
O presente texto é resultado de estudos realizados na disciplina Estudos Gramaticais do Português ofertada no curso de Pós- graduação Stricto Sensu em Linguística, e tem como proposta analisar os sentidos dos adjetivos rico e escuro no acontecimento de linguagem da campanha publicitária de divulgação da embalagem de vidro escuro do azeite Gallo produzida exclusivamente para o Brasil. Para a realização deste trabalho mobilizamos os conceitos teóricos da Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães (2005), semântica que considera que a análise do sentido da linguagem deve localizar-se no estudo da enunciação, do acontecimento do dizer, bem como os estudos enunciativos de Luiz Francisco Dias ( 2000, 2003) para mostrar que, a gramática pode ser compreendida e semantizada na relação entre as dimensões orgânica e enunciativa da língua .
Downloads
Referências
BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Nova Fronteira, 2010.
CUNHA, Celso et al. Nova gramática do português contemporâneo-3.ed.- Rio de Janeiro: Lexikon Informática, 2007.
DIAS, Luiz Francisco. Gramática e ensino do português: abrindo horizontes. Lingua e ensino: dimensões heterogéneas. Maceió: Edufal, 2000.
_____. A sintaxe em novas dimensões. In: TOLDO, Claudia Stumpf (Org.). Questões de Linguística. Passo Fundo, RS: UPF Editora, 2003.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas, SP: Pontes, 2005.
_______. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas, Editora RG.4.ed.2010.
______. Análise de Texto - Procedimentos, análises, ensino. Campinas: Editora RG, 2011.
_______. O multilinguismo e o funcionamento das línguas. In : Revista Brasileira do Iphan. Línguas do Brasil. Nº 6, Jan. / Fev. de 2007.
LIMA, Rocha. Gramática normativa da língua portuguesa. .- 44° ed.- Rio de Janeiro: J. Olympio, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).