A RELAÇÃO ENTRE MULTIMODALIDADE E A PROPOSTA DE MULTILETRAMENTOS COM A CARTILHA CAMINHO SUAVE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i01.2516

Resumo

Os textos multimodais são multissemióticos e permitem uma grande quantidade de estímulos sensoriais e visuais. Como qualquer texto, estão vinculados a contextos socioculturais e históricos específicos que o pesquisador, os autores de recursos didáticos e a escola não podem perder de vista, conforme Kress e Van Leeuwen (1996; 2002), Van Leeuwen (2011) e Mayer (2009). Também deve ser considerada a relação entre multimodalidade e leitura proposta por Dionísio (2005; 2011; 2014). Para tratar de múltiplos aspectos no ambiente escolar surge o campo de pesquisa da Pedagogia de Multiletramentos, mostrando que a diversidade não é apenas de linguagens, mas de contextos de produção e circulação dos textos, envolvendo a Pedagogia de Multiletramentos proposta pelo Grupo de Nova Londres (2000) como também Rojo (2009; 2012).  Com esses pressupostos, o presente artigo toma como objeto de análise a capa da 132ª edição de 2015 da cartilha Caminho Suave, de Branca Alves de Lima, e mostra que suas escolhas semióticas, marcadas por uma ideologia conservadora, possibilitam multiletramentos espontâneos que acontecerão à medida que os alunos interligam os conhecimentos a diferentes significados e interpretações dos diferentes modos (texto e imagem) e recursos semióticos.

 Palavras-chave: Multimodalidade. Multiletramentos. Caminho Suave. Ideologia.

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Biografia do Autor

Maria Elisabeth Barbosa Rosal, Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul

Mestranda em Linguística na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL, Liberdade/SP). Licenciatura em Letras. Graduação em Pedagogia Plena e Pós-graduação em Educação Especial, Psicopedagogia Institucional e Psicopedagogia Clínica. Leciono em cursos de Pedagogia na formação de profissionais universitários voltados à área de Educação infantil, fundamental I e Licenciaturas; e também em Cursinhos para concursos e de Pós-graduação. Certifique-se que também sou formada em Contabilidade e Secretariado em nível técnico, o que me permitiu por vários anos atuar em empresas privadas. Áreas de interesse: Formação de Professores; Educação Especial Inclusiva; Linguagem e Ensino; Alfabetização e Letramento; Metodologias Ativas, Fundamentos, Metodologias e Práticas de Leitura e Escrita; EJA; Tecnologia Assistiva; Legislação Educacional; Gestão em ambientes não escolares; Formação de Professores; Análise do Discurso, Estilística e Tecnologias na Educação.

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Publicado

2018-08-03

Como Citar

Rosal, M. E. B. (2018). A RELAÇÃO ENTRE MULTIMODALIDADE E A PROPOSTA DE MULTILETRAMENTOS COM A CARTILHA CAMINHO SUAVE. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(01), 94–106. https://doi.org/10.30681/real.v11i01.2516

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada