A RELAÇÃO ENTRE MULTIMODALIDADE E A PROPOSTA DE MULTILETRAMENTOS COM A CARTILHA CAMINHO SUAVE
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i01.2516Resumo
Os textos multimodais são multissemióticos e permitem uma grande quantidade de estímulos sensoriais e visuais. Como qualquer texto, estão vinculados a contextos socioculturais e históricos específicos que o pesquisador, os autores de recursos didáticos e a escola não podem perder de vista, conforme Kress e Van Leeuwen (1996; 2002), Van Leeuwen (2011) e Mayer (2009). Também deve ser considerada a relação entre multimodalidade e leitura proposta por Dionísio (2005; 2011; 2014). Para tratar de múltiplos aspectos no ambiente escolar surge o campo de pesquisa da Pedagogia de Multiletramentos, mostrando que a diversidade não é apenas de linguagens, mas de contextos de produção e circulação dos textos, envolvendo a Pedagogia de Multiletramentos proposta pelo Grupo de Nova Londres (2000) como também Rojo (2009; 2012). Com esses pressupostos, o presente artigo toma como objeto de análise a capa da 132ª edição de 2015 da cartilha Caminho Suave, de Branca Alves de Lima, e mostra que suas escolhas semióticas, marcadas por uma ideologia conservadora, possibilitam multiletramentos espontâneos que acontecerão à medida que os alunos interligam os conhecimentos a diferentes significados e interpretações dos diferentes modos (texto e imagem) e recursos semióticos.
Palavras-chave: Multimodalidade. Multiletramentos. Caminho Suave. Ideologia.
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