O Guia Literatura na Hora Certa e a formação docente: contribuições para o letramento literário

Autores

  • Elza Rodrigues Barbosa Peixoto Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Resumo: Este artigo discute e analisa, pela perspectiva do letramento,  a ação de formação do professor alfabetizador trazida pelo PNLD/PNAIC na edição 2015, através do Guia de Literatura na Hora Certa. Nosso foco é o tratamento dado ao texto literário na fase de alfabetização, que tem o guia como seu primeiro "caderno de formação" específico para professores das séries iniciais. Algumas indagações suscitaram esse trabalho: Por quais rumos caminha a abordagem dada ao texto literário na formação do professor alfabetizador, dentro de um dos mais abrangentes programas de formação continuada, o Pnaic? Quais concepções assumem no trabalho com a leitura literária no ciclo de alfabetização? A proposta apresentada no Guia Literatura na Hora Certa segue quais rotas, trazem contribuições para o letramento do professor? Evidenciou-se, pela análise empreendida, a importância de marcar as séries iniciais como a hora certa da literatura revelando que os guias se apresentaram como uma oportunidade ímpar de sanar a falta de uma formação específica ao docente alfabetizador. 

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Biografia do Autor

Elza Rodrigues Barbosa Peixoto, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda  do Programa de Pós Graduação em Letras, Ensino de Língua e Literatura da UFT, Universidade Federal do Tocanins e professora da Faculdade Católica Dom Orione.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora na Universidade Federal do Tocantins. Membro da RIEC, Rede Internacional de Escolas Criativas.

Referências

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Publicado

2019-08-02

Como Citar

Peixoto, E. R. B., & Pinho, M. J. de. (2019). O Guia Literatura na Hora Certa e a formação docente: contribuições para o letramento literário. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 12(1), 105–120. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/2550