O Guia Literatura na Hora Certa e a formação docente: contribuições para o letramento literário

Autores

  • Elza Rodrigues Barbosa Peixoto Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Resumo: Este artigo discute e analisa, pela perspectiva do letramento,  a ação de formação do professor alfabetizador trazida pelo PNLD/PNAIC na edição 2015, através do Guia de Literatura na Hora Certa. Nosso foco é o tratamento dado ao texto literário na fase de alfabetização, que tem o guia como seu primeiro "caderno de formação" específico para professores das séries iniciais. Algumas indagações suscitaram esse trabalho: Por quais rumos caminha a abordagem dada ao texto literário na formação do professor alfabetizador, dentro de um dos mais abrangentes programas de formação continuada, o Pnaic? Quais concepções assumem no trabalho com a leitura literária no ciclo de alfabetização? A proposta apresentada no Guia Literatura na Hora Certa segue quais rotas, trazem contribuições para o letramento do professor? Evidenciou-se, pela análise empreendida, a importância de marcar as séries iniciais como a hora certa da literatura revelando que os guias se apresentaram como uma oportunidade ímpar de sanar a falta de uma formação específica ao docente alfabetizador. 

Biografia do Autor

Elza Rodrigues Barbosa Peixoto, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda  do Programa de Pós Graduação em Letras, Ensino de Língua e Literatura da UFT, Universidade Federal do Tocanins e professora da Faculdade Católica Dom Orione.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora na Universidade Federal do Tocantins. Membro da RIEC, Rede Internacional de Escolas Criativas.

Referências

Referências

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura – a formação do leitor: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. - Brasília: MEC, SEB, 2012.

______. Literatura na hora certa: guia 1: 1º ano do ensino fundamental: PLND/PNAIC Alfabetização na hora certa 2015 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB,2015a.

______. Literatura na hora certa: guia 2: 2º ano do ensino fundamental: PLND/PNAIC Alfabetização na hora certa 2015 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB,2015b.

______. Literatura na hora certa: guia 3: 3º ano do ensino fundamental: PLND/PNAIC Alfabetização na hora certa 2015 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB,2015c.

BAZZO, J. L. S. MUSA, M.L.N. Literatura infantil e juvenil na formação do professor alfabetizador: ou PNAIC na berlinda? Anais 6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil-SLIJ. Florianópolis: UFSC; UNISUL,2014a. P. 362-370.

BAZZO, J.L.S.; CHAGAS, L. M. M. Leitura de fruição no programa nacional de alfabetização na idade certa no Estado de Santa Catarina. Revista Linha Mestra, Campinas, SP, ano 8, n. 24, p. 144-162, jan./jul. 2014b.

DOMINGUES, Chirley. A hora e a vez da literatura infantil como parte significativa da formação do professor: experiências do PNAIC. In: Anais 6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil-SLIJ. Florianópolis: UFSC; UNISUL,2014. p. 124-130.

EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

LEAL, Leiva de Figueiredo Viana. Leitura e formação de professores. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins et al. Escolarização da leitura literária. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

PAIVA, A. MACIEL, F. Discursos da paixão: a leitura literária no processo de formação do professor das séries iniciais. In.: PAIVA, A. et. al. Leituras literárias: discursos transitivos.1 ed. 1ª reimpressão. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2008.

PAIVA, Ana Paula. Livros de imagem: Como aproveitar a atratividade e desenvolver o potencial dessas obras na sala de aula com atividades literárias. In: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG (org.). PNBE na Escola: Literatura fora da caixa. Guia 1. Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014. p. 45-60.

PAULINO, Graça; PINHEIRO, Marta Passos. Ler e entender: entre a alfabetização e o letramento. Revista Estudos, v. 2, n. 2. Belo Horizonte: Uni-BH, 2004.

______. Algumas especificidades da leitura literária. In: PAIVA, Aparecida et al. (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. p. 55-70.

RESENDE, V.A.D.de R. Análises dos pressupostos de linguagem nos cadernos de formação em Língua Portuguesa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC. 2015. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) Unesp, São Paulo. 2015.

SOARES, M. B. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. Escolarização da leitura literária.2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SOUZA, Renata Junqueira; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 2, p. 101?10, 2011.

SOUZA, R.J.; SILVA, K. A de A. M.; ARIOS, C. F. A Leitura e a Função da Literatura no PNAIC: para Além do Deleite. Educação em Revista: Marília, v.17, p. 63-80, 2016.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Downloads

Publicado

31/07/2019

Como Citar

Peixoto, E. R. B., & Pinho, M. J. de. (2019). O Guia Literatura na Hora Certa e a formação docente: contribuições para o letramento literário. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 12(1), 105–120. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/2550