DESVIOS NA LINGUAGEM EM PRODUÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Narumi Ito Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Vanessa Fabiola S. Faria UNEMAT

Resumo

Este presente artigo propõe analisar diversas produções textuais de estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas brasileiras. Para tanto, o trabalho será direcionado pelos estudos linguísticos, especificamente a Fonética e a Fonologia. Neste sentido, o nosso embasamento teórico envolverá as pesquisadoras brasileiras Zuleica de Sousa Barros, Stella Maris Bortoni-Ricardo, Janainna Alves de F. R. Dias, Élida Paulina Ferreira e Darcilia Simões. 

Referências

BARROS, Zuleica de Sousa. Análise dos “erros” ortográficos na escrita infantil: Considerações sobre a oralidade e a escrita, UFC.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística

aplicada na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

DIAS, Janainna Alves de Freitas Rocha. FERREIRA, Élida Paulina. Desvios na escrita: Projeções fonético-fonológicas ou consequências do sistema ortográfico? O ensino reflexivo da ortografia. Caderno de Letras, n°24, Jan-Jun- 2015

SIMÕES, Darcilia. Considerações sobre a fala e a escrita: fonologia em nova chave. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

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Publicado

03/02/2020

Como Citar

Ito, N., & Faria, V. F. S. (2020). DESVIOS NA LINGUAGEM EM PRODUÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 12(3), 52–59. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/3352