DESVIOS NA LINGUAGEM EM PRODUÇÕES DE ESCOLAS PÚBLICAS
Resumo
Este presente artigo propõe analisar diversas produções textuais de estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas brasileiras. Para tanto, o trabalho será direcionado pelos estudos linguísticos, especificamente a Fonética e a Fonologia. Neste sentido, o nosso embasamento teórico envolverá as pesquisadoras brasileiras Zuleica de Sousa Barros, Stella Maris Bortoni-Ricardo, Janainna Alves de F. R. Dias, Élida Paulina Ferreira e Darcilia Simões.Downloads
Referências
BARROS, Zuleica de Sousa. Análise dos “erros” ortográficos na escrita infantil: Considerações sobre a oralidade e a escrita, UFC.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística
aplicada na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
DIAS, Janainna Alves de Freitas Rocha. FERREIRA, Élida Paulina. Desvios na escrita: Projeções fonético-fonológicas ou consequências do sistema ortográfico? O ensino reflexivo da ortografia. Caderno de Letras, n°24, Jan-Jun- 2015
SIMÕES, Darcilia. Considerações sobre a fala e a escrita: fonologia em nova chave. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).