AS PRINCIPAIS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADAS NAS AÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL BRASILEIRA DE 2018

Autores

  • Mike Ceriani de Oliveira Gomes Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Faculdade Marechal Rondon (FMR).

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v13i1.4194

Resumo

O presente relato busca analisar a concepção e as principais teorias da Comunicação Social, focando as teorias da Corrente Funcionalista de Harold Dwight Lasswell, a Espiral do Silêncio de Elisabeth Noelle-Neumann, a formação das Massas de Manobra de Pierre Bourdieu, as teorias dos sociólogos espanhóis Manuel Castells e Ignacio Ramonet sobre a organização em redes sociais e as relações dessas teorias com o cotidiano, tendo como ponto de observação as articulações estratégias de comunicação nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. O texto sugere atenção não apenas ao atentado para com o politicamente correto, partido de agentes políticos e difundido na televisão e em redes sociais, tampouco simplesmente condená-los, mas ao modo como esse atentado pode estabelecer pontes a uma sociedade movida pela indignação e pela revolta.

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Biografia do Autor

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Faculdade Marechal Rondon (FMR).

Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa (2019) pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças (2019) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel); Licenciado em Letras - Inglês (2019) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus Botucatu); Bacharel em Administração (2016) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (2017) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel). Realiza pesquisas na área de Comunicação com ênfase em Redes e Mídias Sociais; na área de Educação com ênfase em Métodos Interdisciplinares para aplicação em sistemas de Educação Formal e Educação Popular; na área de Administração com ênfase na Teoria das Relações Humanas de George Elton Mayo e na Teoria das Necessidades Humanas de Abraham Maslow; e na área de Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Atua como Professor-Instrutor de Inglês particular e em instituições de ensino técnico.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Ceriani de Oliveira Gomes, M. (2020). AS PRINCIPAIS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADAS NAS AÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL BRASILEIRA DE 2018. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(1), 40–47. https://doi.org/10.30681/real.v13i1.4194