AS PRINCIPAIS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADAS NAS AÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL BRASILEIRA DE 2018

Autores

  • Mike Ceriani de Oliveira Gomes Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Faculdade Marechal Rondon (FMR).

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v13i1.4194

Resumo

O presente relato busca analisar a concepção e as principais teorias da Comunicação Social, focando as teorias da Corrente Funcionalista de Harold Dwight Lasswell, a Espiral do Silêncio de Elisabeth Noelle-Neumann, a formação das Massas de Manobra de Pierre Bourdieu, as teorias dos sociólogos espanhóis Manuel Castells e Ignacio Ramonet sobre a organização em redes sociais e as relações dessas teorias com o cotidiano, tendo como ponto de observação as articulações estratégias de comunicação nas eleições presidenciais brasileiras de 2018. O texto sugere atenção não apenas ao atentado para com o politicamente correto, partido de agentes políticos e difundido na televisão e em redes sociais, tampouco simplesmente condená-los, mas ao modo como esse atentado pode estabelecer pontes a uma sociedade movida pela indignação e pela revolta.

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Biografia do Autor

  • Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Faculdade Marechal Rondon (FMR).
    Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa (2019) pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças (2019) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel); Licenciado em Letras - Inglês (2019) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus Botucatu); Bacharel em Administração (2016) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (2017) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel). Realiza pesquisas na área de Comunicação com ênfase em Redes e Mídias Sociais; na área de Educação com ênfase em Métodos Interdisciplinares para aplicação em sistemas de Educação Formal e Educação Popular; na área de Administração com ênfase na Teoria das Relações Humanas de George Elton Mayo e na Teoria das Necessidades Humanas de Abraham Maslow; e na área de Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Atua como Professor-Instrutor de Inglês particular e em instituições de ensino técnico.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

AS PRINCIPAIS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADAS NAS AÇÕES NA CAMPANHA ELEITORAL BRASILEIRA DE 2018. (2020). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(1), 40-47. https://doi.org/10.30681/real.v13i1.4194