ASPECTOS HISTÓRICO-SOCIAIS NO CONTO LUÍS SOARES, DE MACHADO DE ASSIS
Resumo
Este estudo versa sobre os aspectos histórico-sociais presentes no conto Luís Soares, de Machado de Assis. O trabalho objetiva a investigação de traços de cunho realista no conto, bem como seu contexto histórico, uma vez que apresenta aspectos sociais característicos da sociedade da época. Desse modo, realizou-se uma pesquisa qualitativa. Para a revisão bibliográfica e a sustentação da análise de dados, o referencial teórico foi amparado em obras de Raymundo Faoro (1974), Antonio Candido (2017) e Lourenço Resende da Costa (2014). Ao desenvolver a análise, constatou-se que o conto Luís Soares apresenta características do realismo machadiano, além de ilustrar o comportamento da elite do século XIX.
Downloads
Referências
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. 2 v. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2020.
BOSI, Alfredo. O enigma do olhar. São Paulo: Editora Ática, 2003.
CANDIDO, Antonio. Esquema de Machado de Assis. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017.
COSTA, Lourenço Resende da. Casamento, herança e negócios no conto Luís Soares, de Machado de Assis. Todas As Musas, v. 2, n. 5, p.101-111, jan-jun 2014. Semestral. Disponível em: <https://www.todasasmusas.com.br/10Lourenco_Resende.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2020.
FAORO, Raymundo. Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio. São Paulo: Companhia Editorial Paulista, 1974. Disponível em: <https://bdor.sibi.ufrj.br/bitstream/doc/403/1/356%20PDF%20-%20OCR%20-%20RED.pdf> Acesso em: 12 jan 2020.
MELO FRANÇA, Eduardo; ANCO, Marcio Tenório Vieira. Ruptura ou amadurecimento? Uma análise dos primeiros contos de Machado de Assis. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/7455/1/arquivo3549_1.pdf> Acesso em: 09 jan 2020.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. 5ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).