ENSINO DE ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES - MT: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Larissa Laura Jarra de Campos UNEMAT
  • Agnaldo Rodrigues da Silva UNEMAT
  • José Humberto Rodrigues dos Anjos UFG

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v16.11661

Palavras-chave:

Ensino; Material didático; Legislação; Arte africana; Arte afro-brasileira.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que teve como objetivo analisar os conteúdos relacionados ao ensino de arte e cultura afro-brasileira presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa/Literatura e Artes, adotados pelas escolas públicas no município de Cáceres-MT. Como corpus, foram escolhidos dois exemplares de livros didáticos do Ensino Médio, elaborados após a implementação da Lei 10.639/03, que foi modificada pela Lei 11.645/2008. Para a análise, além dos livros já mencionados, realizou-se levantamento bibliográfico de referenciais teóricos que tratam do tema em questão. Tomando como referência as obras analisadas, pode-se dizer que o livro didático brasileiro ainda é um instrumento pouco eficiente para trabalhar a temática proposta pela Lei N° 10.639/2003. Em ambos os livros didáticos há uma lacuna fortalecedora para a ineficiência deles na implementação da lei nas escolas. Por isso é preciso lutar, mesmo 20 anos após a sanção do marco legal, para que esses materiais reconheçam e garantam em suas páginas a presença dos conteúdos que promovam uma educação étnico-racial alinhada ao que propõe o texto jurídico. O uso de outros recursos, como filmes, documentários, músicas, jornais e revistas, aliados a uma formação continuada para os professores, constitui-se como possíveis caminhos para a implementação da lei, mas não podem eximir o livro didático de cumprir com sua responsabilidade de retratar, discutir, e apresentar a arte e a cultura afro-brasileira e africana em suas mais diversas manifestações.

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Biografia do Autor

  • Larissa Laura Jarra de Campos, UNEMAT

    Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Foi bolsista de iniciação científica da UNEMAT/ FAPEMAT. Contato: larissa_laura_jc@live.com

  • Agnaldo Rodrigues da Silva, UNEMAT

    Docente do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários – PPGEL, na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Contato: agnaldosilva20@unemat.br

  • José Humberto Rodrigues dos Anjos, UFG

    Docente do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás – UFG. Vice-coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI do Câmpus Goiás. Contato: josehumberto2@ufg.br

     

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Publicado

03.09.2023

Como Citar

Jarra de Campos, L. L., da Silva, A. R., & Rodrigues dos Anjos, J. H. (2023). ENSINO DE ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES - MT: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 16(01). https://doi.org/10.30681/real.v16.11661