A ESCRITA E O SER EM HIRONDINA JOSHUA

DESDOBRAMENTOS METAPOÉTICOS EM OS ÂNGULOS DA CASA

Autores

  • Olavo Barreto de Souza UEPB
  • Ruth de Oliveira Bento UEPB
  • Selton Lima de Oliveira UEPB

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v18i01.11812

Palavras-chave:

Metapoesia, Lírica moçambicana, Hirondina Joshua, Ângulos da Casa

Resumo

Em Os Ângulos da Casa (2016), os espaços casa e corpo são interligados pelos eu-líricos de Hirondina Joshua, ao tecerem sobre o feminino e a sexualidade. Para além dessas tocantes, notamos o viés metapoético transpassado na tessitura lírica da autora moçambicana. Por essas veredas, surge a hipótese de que o poema do corpus da pesquisa apresenta reflexões sobre o ser, sobretudo, feminino, e a escrita. Diante disso, propomos nesta leitura, analisar os desdobramentos da metapoesia em um dos poemas sem título presente na obra. Almejamos assim, verificar o discurso que perpassa as entrelinhas autorreflexivas da poetisa, apontando para as emergências reveladas a partir das leituras realizadas, em especial, sobre o feminino e o fazer poético. Para tal fim, recorremos às contribuições teóricas que se debruçam sobre a autorreferencialidade da poesia, sendo estas previamente iniciadas por Sánchez Torres (1993) e Bochicchio (2012), visando contribuir para a taxonomia da metapoesia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruth de Oliveira Bento, UEPB

    Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Estadual da Paraíba, campus III. 

  • Selton Lima de Oliveira, UEPB

    Graduado em Letras-Inglês pela Universidade Estadual da Paraíba, campus III.

Referências

ALÓS, Anselmo Peres. Uma voz canonizada a contrapelo: a poética de Noémia de Sousa. Revista Diadorim, v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/7951. Acesso em: 14 mai. 2023.

ALÓS, Anselmo Peres. Uma leitura a contrapelo do colonialismo em terras moçambicanas. Revista Estudos Feministas, v. 21, n. 1, p. 398–402, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2013000100021. Acesso em: 23 abr. 2023.

AMORIM, Bernardo Nascimento de. O local e além: as poéticas em trânsito de Paula Tavares e Conceição Lima. Via Atlântica, São Paulo, n. 38, p. 221-250, dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/163663. Acesso em: 14 dez. 2022.

BOCHICCHIO, Maria. Metapoesia e crise da consciência poética. Biblos: Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, p. 155-172, 2012. Disponível em: https://digitalisdsp.uc.pt/bitstream/10316.2/32283/1/BiblosX_artigo7.pdf?ln=pt-pt. Acesso em: 29 nov. 2022.

FREITAS, Sávio Roberto Fonseca de. Hirondina Joshua e a poesia moçambicana de autoria feminina contemporânea. In: PINHEIRO, Vanessa Riambau. Estudos africanos: vozes literárias da contemporaneidade. João Pessoa: Editora UFPB, 2019.

HUTCHEON, Linda. Narcissistic Narrative: The Metafictional Paradox. Waterloo, Ontario: Wilfrid Laurier University Press, 1980

JOSHUA, Hirondina. Os ângulos da casa. Guaratinguetá: Penalux, 2016.

LEWIS, Linda M. Germaine de Staël, George Sand and the Victorian Woman Artist. University of Missouri Press, 2003.

MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. São Paulo: Ed. da UFMG, 1992.

MONTANDON, Alain. Le roman romantique de la formation de l‘artiste. Romantisme. v. 54, p. 24-36, 1986. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/roman_0048- 8593_1986_num_16_54_4841. Acesso em: 12 dez. 2022.

MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Aletria: Revista de estudos de Literatura, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 42–65, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18070. Acesso em: 23 abr. 2023.

NACIONAL, Fundação Biblioteca. Prêmio Camões de Literatura 2022. Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em: https://www.gov.br/bn/pt-br/assuntos/noticias/premio-camoes-de-literatura-2022. Acesso em: 14 abr. 2023.

OLMI, Alba. O arquivo das ausências: aspectos e funções da escritura autobiográfica feminina. Signo. Santa Cruz do Sul, Centro de Estudos e Pesquisas Lingüísticas e Literárias, UNISC, v. 30, n. 48. 2005. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/13887. Acesso em: 14 abr. 2023.

PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

SÁNCHEZ TORRES, Leopoldo. La poesía en el espejo del poema: la práctica

metapoética en la poesía española del siglo XX. Departamento de Filología Española, Universidad de Oviedo, 1993.

SANTOS, Eloína Patri dos Santos. Pós-colonialismo e Pós-colonialidade. In: FIGUEIREDO, Eurídice. Conceitos de Literatura e Cultura. 2ª ed. Niterói: EdUFF; Juiz de Fora: EdUFJF, 2010.

SILVA, Jairo da Silva; RIBEIRO, Maria D’ajuda Alomba. Os ângulos que habita em mim: a poética de Hirondina Joshua. Mulemba, v. 11, n. 21, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/mulemba/article/view/31271. Acesso em: 12 dez. 2022.

TEIXEIRA, Níncia Cecília Ribas Borges. Escrita de mulheres e a (des)construção do cânone literário na pós-modernidade: cenas paranaenses. Guarapuava, PR: Unicentro, 2008.

Downloads

Publicado

28.11.2025

Como Citar

Souza, O. B. de ., Bento, R. de O. ., & Oliveira, S. L. de . (2025). A ESCRITA E O SER EM HIRONDINA JOSHUA: DESDOBRAMENTOS METAPOÉTICOS EM OS ÂNGULOS DA CASA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 18(01), e11812. https://doi.org/10.30681/real.v18i01.11812