ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIA COPARTICIPATIVA DA PRÁTICA DOCENTE E ARTICULAÇÃO COM TEMAS TRANSVERSAIS.
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i01.2087Resumo
O estágio supervisionado tem constituído um espaço de articulação entre teoria e prática, relação necessária à formação docente, de forma a contribuir para que os alunos do curso de licenciatura em Letras Português/ Espanhol/Inglês se insiram na cultura escolar. O estudo que ora se apresenta trata do relato das ações realizadas no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, de uma escola pública, com a finalidade de inserir os licenciandos no cotidiano de escolas, proporcionando-lhes oportunidades de coparticipação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo objetiva compreender o sentido do Estágio Supervisionado e sua relação com temas transversais numa ação coparticipava da sala de aula. O conteúdo desenvolvido foi o de caráter social, utilizando tema transversal relacionado ao meio ambiente, incluído na disciplina de Língua Portuguesa. Utilizou-se de metodologias como: entrevistas, cartazes, filmes, leitura de textos, o que pode ser constatado no final do Estágio que os conteúdos do tema transversal relacionado ao meio ambiente serviram para construção de uma consciência crítica afinada com os valores referentes à proteção e melhoria da natureza.Downloads
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