NOTÍCIA ATUAL DA CRÍTICA LITERÁRIA DE MACHADO DE ASSIS
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i01.2185Resumo
O artigo apresenta uma reflexão panorâmica sobre a atividade crítica de Machado de Assis, com o intuito de discutir seu papel na tradição do pensamento ensaístico nacional. A hipótese do texto é a de que Machado de Assis foi um interprete extemporâneo, que produziu um conjunto ímpar de reflexões cuja originalidade permanece fonte para inúmeros desdobramentos nos âmbitos dos estudos literários e dos estudos de literatura brasileira.
Downloads
Referências
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Crítica Litterária. W. M. Jackson, 1942.
______. Obra completa. 3 volumes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1986.
BARIANI, Edson. O silêncio do desdém: o crítico Machado de Assis. In: ÍCONE – Revista de Letras, São Luís de Montes Belos, v. 1, p. 85-92, dez. 2007.
BERNARDO, Gustavo. O problema do realismo em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Rocco, 2015.
CORREIA, Marlene Castro. A atualidade da crítica de Machado de Assis. In: Littera. Rio de Janeiro, Grifo, ano 1, n. 2, p. 3-21, maio-ago. 1971.
MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1979.
MEYER, Augusto. De Machadinho a Brás Cubas. Teresa: revista de literatura brasileira. São Paulo. V.6. 2006.
PÉCORA, Alcir. Apolítica, uma literatura de segundo grau. In: Sibila: revista de poesia e crítica literária. São Paulo, 2015.
ROCHA, João Cezar de Castro. Machado de Assis: por uma poética da emulação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
SCHOLLHAMMER, Karl Eric. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização brasileira. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).