A SEDUÇÃO DA LINGUAGEM POÉTICA NO ROMANCE A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i01.2283Resumo
Este artigo visa analisar a presença da função poética da linguagem em A menina que roubava livros, publicado em 2006, que é, atualmente, uma das obras mais vendidas e lidas no Brasil e no mundo. Lendo a obra literária, em questão, percebeu-se a preocupação do narrador não só com o conteúdo da mensagem a ser transmitida ao leitor, mas também com a organização desta (forma), a fim de se alcançarem diferentes efeitos de sentido. Verificou-se, por conseguinte, que a função poética se fazia presente na obra, surgindo, então, a hipótese que norteou o desenvolvimento desta pesquisa, ou seja, a de que tal função deixa a mensagem mais atraente, aumentando o grau de sedução do texto. Esta investigação apoiou-se, basicamente, em pesquisa bibliográfica desenvolvida sob uma abordagem qualitativa, cujo desenvolvimento buscou analisar a presença de recursos poéticos no romance citado e seus efeitos de sentido. Por meio do resultado dessa discussão, chegou-se à conclusão de que a função poética, enriquecida por diferentes recursos estilísticos, contribuiu significativamente para ampliar as possibilidades semânticas do texto, resultando em uma leitura mais agradável e, consequentemente, mais interessante para aquele que lê tal escritura, mantendo A Menina que Roubava Livros na lista dos livros mais lidos no Brasil e no mundo.
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