DISCUTINDO METODOLOGIAS DE ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Wáquila Pereira Neigrames Universidade Federal de Goiás -Regional Catalão
  • Alexandre António Timbane UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i01.2551

Resumo

A proposta desse artigo é de refletir sobre os métodos de ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras como segunda língua- L2 no nível superior de ensino nos mais variados cursos como prevê o Decreto nº 5.626/2005. O objetivo, portanto, não é de se prender a um único método como o correto, mas poder refletir sobre diferentes métodos para então fazer uma escolha adequada e satisfatória, ou seja conhecer possíveis métodos existentes como formas e táticas alternativas para o ensino dessa língua de modalidade viso-espacial. A Lei 10.436/2002 regulamenta a Libras como língua da comunidade surda brasileira o decreto 5626/2005 garante a implantação da Libras nos currículos dos cursos de Instituições de Ensino Superior. Preliminarmente conclui-se que a Libras está em ascensão, ainda é desconhecida por grande parte da nossa sociedade professores devem buscar novas metodologias para mediar o ensino-aprendizagem.

Palavas-chave: Língua. Libras. Metodologia. Docente.

 

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Biografia do Autor

  • Wáquila Pereira Neigrames, Universidade Federal de Goiás -Regional Catalão
    Aluna no programa de mestrado em Estudos da Linguagem, professora do Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

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Publicado

03.08.2018

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada

Como Citar

DISCUTINDO METODOLOGIAS DE ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA NO ENSINO SUPERIOR. (2018). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(01), 140-161. https://doi.org/10.30681/real.v11i01.2551