EXAME DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS DE UM PROCESSO SELETIVO DE PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES ACERCA DE SUA ELABORAÇÃO
Resumo
Este artigo apresenta uma problematização da prática das pesquisadoras como elaboradoras de provas de proficiência em língua inglesa, especificamente neste artigo, do processo seletivo de pós-graduação lato sensu de uma instituição de ensino pública. O objetivo principal consiste em verificar se os conceitos e propósitos subjacentes à elaboração da prova estão em compasso com as expectativas que o corpo docente tem em relação ao uso da língua pelos alunos. Para tanto, a visão de língua, o nível de proficiência esperado, alguns excertos de provas passadas e as fundamentações que norteiam o exame são discutidos juntamente com os dados de um questionário aplicado junto ao corpo docente do curso de pós-graduação. Os resultados apontam para expectativas distintas entre os próprios professores sobre o nível de proficiência esperado dos alunos, consenso sobre a habilidade linguística a ser priorizada, relevância do gênero textual artigo científico e possibilidades de adaptações na prova.
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