UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE LEITURA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O ENSINO MÉDIO EM ALAGOAS

Autores

  • Neilton Farias Lins INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS SATUBA/AL
  • Cristiano Lessa de Oliveira

Resumo

 

O objetivo deste trabalho é estabelecer a relação existente entre situações propostas nos itens de leitura da avaliação do Ensino Médio no Estado de Alagoas, o Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (doravante AREAL), e o Referencial Curricular de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (doravante RECREAL). Os teóricos que dão luz a esta pesquisa, em especial a concepção de leitura, são (KOCH, 2014; JOUVE, 2002; THÉRIEN, 1990; BOURDIEU E CHARTIER, 2011; SILVEIRA E OLIVEIRA, 2015; MARCUSCHI, 1996; 2008); sobre o prisma da literatura que trata da leitura, trabalhamos com (KOCH, 1997, 1989, 2006; PRESTES, 2000; ELIAS, 2011; GERALDI, 1985; BATISTA, 2016; RONCARATI, 2010; SOLÉ, 1988; TERZI, 2002, ZILBERMAN & SILVA, 2002). Ademais, verificam-se também as bases teórico-metodológicas do AREAL e do RECREAL, no que se refere à concepção de leitura subjacente tanto ao teste quanto ao referencial; o respectivo estudo efetiva-se por meio de uma análise documental, que se divide em duas partes: primeiro, são estudados os relatórios do AREAL e RECREAL para identificar as concepções neles presentes; posteriormente, são analisados todos os itens de leitura disponibilizados. Os resultados prévios, apontados nos documentos em análise, constataram que a concepção defendida por esses documentos oficiais não prevê, em sua íntegra, a leitura fora do ambiente escolar. A tônica do trabalho com a leitura se volta, especialmente, para o locus escolar. Daí, a necessidade de a Rede desenvolver uma concepção sociointeracionista de leitura que se volte a práticas sociais fora do ambiente escolar.

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Biografia do Autor

  • Neilton Farias Lins, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS SATUBA/AL

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    Possui graduação em LETRAS pela FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL (2004). Mestrado em Linguística pela UFAL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: texto, linguagem, gêneros textuais, elementos verbais e não verbais, análise do discurso, análise da conversação. Participa do GETEL - Grupo de Estudos do Texto e da Leitura - Perspectivas Interdisciplinares - Coordenado pela Profª. Drª. Maria Francisca Oliveira Santos e do GENTELLI - Grupo de Estudos em Novas Tecnologias, Língua e Literatura - Coordenado pelo Prof. Dr. Herbert Nunes de Almeida Santos. Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas 

Referências

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Publicado

05.02.2020

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada

Como Citar

UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE LEITURA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O ENSINO MÉDIO EM ALAGOAS. (2020). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 12(3), 196-218. https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/4146