PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: CONTRIBUTOS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE E POSSÍVEIS MUDANÇAS NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Fabricia Nates dos Santos GALVÃO
  • Loriége Pessoa BITENCOURT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2254

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de discussões e reflexões teóricas coletivas realizadas na disciplina “Tópico Especial: Pedagogia Universitária, Docência e Práticas Pedagógicas”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Trata-se de uma pesquisa com delineamento bibliográfico, cujos temas norteadores são: a formação pedagógica do docente universitário e o campo da pedagogia universitária. Buscou-se analisar a importância e as contribuições da formação pedagógica do professor de ensino superior para suas práticas educativas, visando um ensino de qualidade e as contribuições da Pedagogia Universitária sobre a temática da docência, com foco também, em uma reflexão sobre as possíveis mudanças na universidade. Para tal, utilizou-se como suporte, o referencial teórico sustentado por alguns autores como: Zabalza (2004), Cunha (2010), Bolzan e Isaia (2010), Bitencourt e Krahe (2014), Bitencourt (2014), dentre outros. Após os estudos, tecemos algumas considerações: apesar das inúmeras mudanças ocorridas na universidade, a mesma ainda necessita implantar novos programas de formação que contemple a formação pedagógica dos docentes, haja vista que, a qualidade de ensino e a prática docente estão relacionadas a diferentes fatores, dentre eles a infraestrutura, a organização pedagógica e a formação. A pedagogia universitária ao estar vinculada à docência, busca defender a formação científica aliada à formação pedagógica.

Palavras-chave: Universidade. Pedagogia Universitária. Docência. Formação Pedagógica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-08-28

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: CONTRIBUTOS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE E POSSÍVEIS MUDANÇAS NA UNIVERSIDADE. (2017). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 4(1). https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2254