O QUE DIZEM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA SOBRE LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Mariana da Silva Tomadon Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT-SINOP
  • Tatiana Petri Lopes Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT-Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.5214

Palavras-chave:

Letramentos, Gêneros Digitais, Cultura Digital, Tecnologia

Resumo

Pesquisa realizada pelo comitê gestor da internet no Brasil mostra que o uso das tecnologias digitais da Informação e Comunicação nas escolas brasileiras, não condiz com a celeridade dos avanços e das mudanças tecnológicas. Fator que impulsiona a estudar esse panorama educacional, mediante as mudanças ocasionadas pela pandemia da Covid-19, aulas que aconteciam na modalidade presencial passaram a acontecer por meio do ensino remoto. Dada esta realidade, questiona-se nesta pesquisa: As práticas de linguagem, em contexto de ensino remoto, demandam quais letramentos dos professores? Para alcance dos objetivos, esta pesquisa teve a participação de professores das áreas de Letras e Pedagogia de escolas públicas. O estudo filiou-se ao método de pesquisa qualitativa, associado ao uso de questionário autoaplicado via interface do Google Forms, enviado pelo aplicativo WhatsApp. O conjunto de dados aponta para os impactos e vertentes que dificultam o ensino-aprendizagem nessa nova modalidade de ensino.

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Biografia do Autor

Mariana da Silva Tomadon, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT-SINOP

Mestranda no curso de Mestrado Acadêmico PPG - Letras (2019), pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Sinop, desde 2019/02. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – câmpus de Juara. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS – UNEMAT).

Tatiana Petri Lopes, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT-Sinop

Mestranda no curso de Mestrado Acadêmico PPG - Letras (2019), pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), câmpus de Sinop, desde 2019/02. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – câmpus de Sinop. E graduada em licenciatura em História pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS – UNEMAT).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Tomadon, M. da S., & Lopes, T. P. (2022). O QUE DIZEM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA SOBRE LETRAMENTO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(2), 134–159. https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.5214