EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM DEBATE PARADIGMÁTICO

Autores

  • Leonir Amantino BOFF
  • Isaura Isabel CONTE

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.888

Resumo

Este artigo busca refletir a Educação do Campo na atualidade evidenciando o que fora desde a origem, tratando-se de uma identidade, aos conflitos e desafios postos frente a essa modalidade de educação desde sua institucionalização. Tratada como um novo paradigma evidencia desde o seu surgimento ambiguidades frente a questões como: institucionalização ou não; a centralidade do trabalho, mas, acima de tudo, outra perspectiva de trabalho; agricultura camponesa versus agronegócio e, epistemologia fundada no modelo de ciência moderna versus um campo de saberes múltiplos. Este artigo é produzido a partir de estudos e também de vivências e experiências com a Educação do Campo, tanto no contexto escolar quanto extraescolar. Destaca-se como relevante a continuidade, a potencialização e a ampliação dessa modalidade educacional, não somente para superar lacunas da falta de acesso, mas acima de tudo, em vista de um projeto de campo e de escolas no e do campo com saberes e conhecimentos pertinentes e não estranhos a seus sujeitos e alheios as suas comunidades.

 

Palavras-chave: educação do campo; escola do campo; paradigma; epistemologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-19

Como Citar

BOFF, L. A., & CONTE, I. I. (2015). EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM DEBATE PARADIGMÁTICO. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(2). https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.888

Edição

Seção

ARTIGOS