EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM DEBATE PARADIGMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.888Resumo
Este artigo busca refletir a Educação do Campo na atualidade evidenciando o que fora desde a origem, tratando-se de uma identidade, aos conflitos e desafios postos frente a essa modalidade de educação desde sua institucionalização. Tratada como um novo paradigma evidencia desde o seu surgimento ambiguidades frente a questões como: institucionalização ou não; a centralidade do trabalho, mas, acima de tudo, outra perspectiva de trabalho; agricultura camponesa versus agronegócio e, epistemologia fundada no modelo de ciência moderna versus um campo de saberes múltiplos. Este artigo é produzido a partir de estudos e também de vivências e experiências com a Educação do Campo, tanto no contexto escolar quanto extraescolar. Destaca-se como relevante a continuidade, a potencialização e a ampliação dessa modalidade educacional, não somente para superar lacunas da falta de acesso, mas acima de tudo, em vista de um projeto de campo e de escolas no e do campo com saberes e conhecimentos pertinentes e não estranhos a seus sujeitos e alheios as suas comunidades.
Palavras-chave: educação do campo; escola do campo; paradigma; epistemologia.