A LITERATURA NA ESCOLA: UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA SOB O ENFOQUE DO LETRAMENTO LITERÁRIO DE RILDO COSSON

Autores

  • Edenira Matos dos REIS Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11573

Palavras-chave:

Prática de Leitura, Literatura, Formação do Leitor, Sequência Básica

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a respeito da importância do trabalho da literatura na escola no sentido de, por meio de texto literário voltado para o Ensino Fundamental II, abordar a formação do leitor construída a partir do letramento literário. Lançando mão da sequência didática básica, proposta por Rildo Cosson, apresentamos possibilidades de leitura e escrita que estimulem a criticidade e o envolvimento do aluno na produção do conhecimento.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edenira Matos dos REIS, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Graduada em Letras pela UNINOVA – União Superior de Nova Mutum – Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela Faculdade Internacional de Curitiba e Mestranda pela Universidade do Estado de Mato Grosso / PROFLETRAS - Unidade Sinop.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2004.

ABRAMOVICH, Fanny. As voltas do meu coração. São Paulo: Atual, 1989.

BORDINI, Maria da Glória. A literatura Infantil nos anos 80. In: SERRA, Elizabeth D' Angelo. (Org.) 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras/ ALB, 1998, p. 33-45 (Leituras no Brasil).

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Especial, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

CANDIDO, Antonio. A Literatura e a Formação do Homem. São Paulo: Ciência e Cultura, 2011.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola – São Paulo: Global, 2007.

COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual – 1.ed. – São Paulo: Global, 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

KLEIMAN, Angela Del Carmen Bustos Romero de. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

MORAES, Carlos; LAJOLO, Marisa. A expansão da literatura infantil. In: BASTOS, Dau. (Org.) Ana & Ruth. Rio de Janeiro: Salamandra. 1995, p. 51-54.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

SOLÉ, Izabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. Curitiba: Intersaberes, 2012.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

REIS, E. M. dos. (2023). A LITERATURA NA ESCOLA: UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA SOB O ENFOQUE DO LETRAMENTO LITERÁRIO DE RILDO COSSON. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 10(2), 63-80. https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11573