CARTAS QUE EDUCAM: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v12i1.14468

Palavras-chave:

Disciplina Optativa, PPGEdu/UNEMAT, Educação, Formação Docente

Resumo

O presente texto publiciza o relato de uma experiência vivenciada durante a disciplina optativa “Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Políticas e Práticas Educacionais”, ofertada no semestre de 2025/1, pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A disciplina ofertada em dois momentos presenciais de 24 horas e 12 horas remotas, teve como atividade a elaboração individual de duas cartas pedagógicas, com reflexões sobre as implicações conceituais trabalhadas nestes dois momentos. Ancorado na abordagem qualitativa, o relato elaborado em dupla, considerou a perspectiva descritiva, com análises interpretativas (Bortoni-Ricardo, 2008), para sistematizar excertos selecionados das 4 cartas pedagógicas elaboradas pelos autores. Como apontamentos finais, diante do exercício da escuta e intensas reflexões a partir das leituras trazidas pela disciplina, ficou evidente os abismos produzidos pelas desigualdades e pelo negacionismo. Em todos os contextos da educação e da pesquisa, apresentou a necessidade de repensarmos o lugar da tecnologia, sobretudo, o uso da ética na pesquisa e nas relações, considerando também, a urgência do desenvolvimento de uma educação plural e inclusiva, orientada pela sensibilidade, afetos e humanização das relações para a promoção da justiça social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Aparecida da Silva Pardim, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/UNEMAT. Vinculada ao Grupo de Pesquisa “Juventude, Cultura e Políticas Públicas; Fronteira Oeste: Poder, Economia e Sociedade; Políticas Públicas, Direito, Estado e Sociedade – PPDES.

  • Maria Yollanda Barbosa Soares, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/UNEMAT. Vinculada ao Grupo de Estudos Grafite. 

Referências

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. 2008. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; IVENICKI, Ana. A pesquisa multi/intercultural na Educação: possibilidades de articulação a processos educativos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.l.], v. 32, n. 122, mar. 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/ a/3pZKycNjVcJJyszwfChvSwQ/?format=html&lang=pt. Acesso em: 20 de junho de 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola sem partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. 3. ed. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 12ª ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

NEVES, Ogaciano dos Santos & SPÓSITO, Marcos André Fernandes. Política Nacional de Educação Digital: letramento e cidadania para educação integral. Educ. Pesquisa., São Paulo, v. 51, e 273572, 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551273572por

PARDIM, Maria Aparecida da Silva. Carta Pedagógica 1. Disciplina: Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educacionais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), Campus “Jane Vanini”, município de Cáceres - MT, 18 abr. 2025. Documento autoral e inédito.

PARDIM, Maria Aparecida da Silva. Carta Pedagógica 2. Disciplina: Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educacionais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), Campus “Jane Vanini”, município de Cáceres - MT, 13 jun. 2025. Documento inédito.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 42ª. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SOARES, Maria Yollanda Barbosa. Carta Pedagógica 1. Disciplina: Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educacionais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), Campus “Jane Vanini”, município de Cáceres - MT, 18 abr. 2025. Documento autoral e inédito.

SOARES, Maria Yollanda Barbosa. Carta Pedagógica 2. Disciplina: Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educacionais. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu/UNEMAT), Campus “Jane Vanini”, município de Cáceres - MT, 13 jun. 2025. Documento autoral e inédito.

Downloads

Publicado

2025-11-20

Como Citar

Pardim, M. A. da S., & Soares, M. Y. B. (2025). CARTAS QUE EDUCAM: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS DOCENTES. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 12(1), 85-103. https://doi.org/10.30681/relva.v12i1.14468