DESVIOS ORTOGRÁFICOS DE NATUREZA FONOLÓGICA: UM NOVO OLHAR SOBRE O ENSINO DA ORTOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3772Resumo
Este artigo propõe a discussão da influência da oralidade no processo de aprendizagem da escrita dos alunos e a importância da consciência fonológica por parte dos educadores. Através da produção textual de uma sequência didática foram analisadas cento e vinte produções textuais de alunos de 7º e 8º anos do ensino fundamental II, de uma escola pública da cidade de Sinop/MT, tendo sido observadas marcas da oralidade, especialmente, regras sociolinguísticas de variação e mudança produtivas no seu grupo social, bem como problemas que se podem atribuir ao caráter arbitrário de certas convenções ortográficas. Para o aporte teórico, recorremos aos estudos de Bagno (2007), Hora (2009), Othero (2005), Bortoni-Ricardo (2005) e Oliveira (2005).Palavras-chave: desvios ortográficos. Consciência fonológica. Ensino.
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Referências
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Recebido em: 4 de maio de 2019
Aprovado em: 20 de junho de 2019