A GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v2i1.789Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em analisar o papel do gestor escolar no atual paradigma de educação especial inclusiva. Por meio de pesquisa bibliográfica realizada em teses, dissertações, artigos e livros a respeito da temática, a relação entre gestão escolar e educação especial inclusiva se desenvolveu ao longo do texto. Autores como Paro (2004), (2011) Sassaki (2003), Santos (2010), Glat (2007), Bergamo (2012), entre outros fundamentam as análises apresentadas, assim como o referencial teórico. O referencial teórico está divido em quatro tópicos: primeiramente, analisa-se a concepção de gestão escolar no contexto de práticas democráticas, compreendendo a função do gestor numa escola que respeita os direitos de todos. Em seguida, abordam-se os conceitos de inclusão e acessibilidade como requisito para compreender a trajetória da pessoa com deficiência no ambiente escolar até deparar-se com a modalidade da educação especial, atualmente, na perspectiva da inclusão. No terceiro tópico, apresenta-se a concepção de gestão democrática inclusiva, compreendendo a organização da escola a fim de garantir o acesso e a permanência de crianças e adolescente com deficiência. No último tópico, apresenta-se o papel e a contribuição da gestão escolar frente as ações inclusivas direcionadas às pessoas com deficiência. As conclusões apontam a necessidade de gestores conscientes do cenário educacional na perspectiva inclusiva, no que concerne a organização da escola, às práticas pedagógicas inclusivas e a análise das necessidades e demandas específicas dos alunos. Além disso, é necessário que o gestor consiga diagnosticar e eliminar barreiras que comprometem a aprendizagem do aluno, além de propor alternativas que qualifiquem o trabalho do professor e promovam subsídios a ações inclusivas realizadas pela equipe escolar.
Palavras-Chave: Gestão Escolar. Gestão Democrática Inclusiva. Diversidade. Inclusão. Acessibilidade.