A UNIVERSIDADE EM TELA: SUA EXPRESSÃO POR MEIO DO CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v2i1.791Resumo
Este estudo se insere numa sociedade organizada em rede que se desenvolve a partir do uso das tecnologias, que neste estudo está representada pelo cinema. A ideia central desta investigação parte da premissa de que os filmes retratam na maior parte das vezes a Educação Básica, e, em quantidades menores oferecem visibilidade para as universidades. Deste modo, essa pesquisa objetiva identificar como as universidades estão sendo apresentadas nas telas do cinema. Os procedimentos metodológicos contemplaram um levantamento bibliográfico e análise de conteúdo de dez filmes, compondo uma amostra de 20% do total da listagem de obras encontradas sobre universidade. Embasado nessa metodologia, foi desvelado um olhar analítico diferenciado do que os filmes veiculavam sobre as Instituições de Educação Superior. As categorias analíticas foram: função social da universidade, papel do docente e do discente. Os resultados revelaram que a influência das obras cinematográficas na sociedade é intensa, e a projeção inadequada do papel/função da universidade pode trazer impasses e dificuldades para compreender sua finalidade. Isto porque de alguma maneira, o que está sendo ilustrado nas “telas” deveria corresponder a realidade circundante. Por fim, conclui-se que grande parte dos filmes identificaram as universidades como um lugar de festa, bagunça, com acadêmicos desinteressados e docentes acomodados. Poucos deles se reportaram ao significado real que as instituições possuem na sociedade contemporânea articulada em rede que é o lócus apropriado da produção científica, com docentes e discentes engajados na busca do conhecimento.
Palavras-chave: Universidade. Cinema. Influência na sociedade.