POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.887Resumo
O presente artigo é uma reflexão das políticas públicas educacionais para a educação escolar indígena. A reflexão se apresenta dentro de uma perspectiva em que essas políticas têm uma construção histórica de colonialidade. Por outro lado, também discute que na atualidade comporta-se como um paradoxo por se tratar de um instrumento ideológico do Estado, mas inegável que é uma instrumento/educação desejada pelos povos indígenas. As ressignificações são desafios que fazem parte do constructo da mesma e o caminho delineado é a pedagogia freireana, em desafios interculturais, bilíngues e diferentes, pressupostos das pedagogias indígenas e da pedagogia decolonial que enfrenta, redesenho e descoloniza. Identifico as lutas indígenas dentro dos movimentos indígenas como fenômeno metodológico de conquistas políticas atuais. Englobo projetos de extensão com comunidades indígenas, produção de materiais específicos, formação de professores indígenas como políticas educacionais que fortalecem e responde aos anseios da política indígena. O que se evidencia no assentamento das políticas educacionais indígenas é o protagonismo dos professores/as indígenas nas construções próprias de aprendizagem. É um ato protagonizado pelos mesmos a variada publicação acerca dos processos escolares que tem vivenciado, portanto, é política educacional das escolas indígenas e professores/as lideranças, educar a sociedade em geral compartilhando saberes produzidos no âmbito das comunidades indígenas.
Palavras-chave: Educação, decolonialidade, pedagogias.