FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): Um Diálogo da Universidade com a Escola Básica
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.894Resumo
A formação de professores caracteriza-se como uma ação que ocupa, na atualidade, destaque nas pesquisas e também é foco das políticas públicas educacionais, visto a necessidade de incentivar novos profissionais docentes para futura atuação na educação básica. Frente a este desafio que é formar professores, o objetivo deste artigo é discutir e, ao mesmo tempo, refletir como uma escola de educação básica pode contribuir com a formação de cinco licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir de suas inserções na realidade da escola e, por conseguinte, na sala de aula. Um dos desafios que se apresentam é fazer a interlocução entre a formação promovida na universidade com a formação realizada na escola de educação básica. Posto isto, a conectividade entre teoria e prática é a ação mobilizadora de todo processo formativo. Como o diálogo é o elemento potencializador nesse processo, os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa participante (BRANDÃO, 1999) são importantes nas ações colaborativas que são planejadas e vivenciadas entre a supervisora, os licenciandos bolsistas de iniciação à docência com acompanhamento e orientação da coordenadora de área. Neste processo de pesquisa e intervenção pedagógica, os licenciandos bolsistas participam ativamente da elaboração de planejamentos coletivos, produzem materiais pedagógicos, assumem a docência com acompanhamento da supervisora em sala de aula e, ao mesmo tempo, realizam sessões de observação participante, como também escrevem seus diários reflexivos. A partir das ações formativas realizadas tanto na universidade como na escola, é possível afirmar que a práticas de colaboração entre a universidade e a escola formalizam o diálogo que se converge para o mesmo objetivo, que é a formação de professores para o exercício profissional na escola básica com todas as complexidades e desafios.
Palavras-Chave: Formação de Professores. Docência. Práticas Pedagógicas. IES. Escola