AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.898Resumo
Este artigo se configura em um relato de experiência e envolve a análise das vivências enquanto professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental após a adesão da escola ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a inclusão como Bolsista na categoria de Supervisora do Programa junto à escola. A atuação pedagógica se dá em uma sala do quarto ano do Ensino Fundamental e envolve a inserção de Bolsistas de Iniciação à Docência IDs do Curso de Graduação em Pedagogia. O objetivo deste artigo é refletir acerca dos impactos da inserção dessas bolsistas no espaço escolar. Para isto buscou-se analisar as transformações provocadasna dinâmica da sala de aula e as contribuições no processo ensino aprendizagem dos alunos. Os estudos de Freire, Becker, Nóvoa, Lück eVasconcellos, contribuíram para a reflexão teórica. Apesar do pouco tempo de inserção da escola ao Programa conclui-se que a participação das bolsistasIDs está contribuindo significativamente no processo ensino e aprendizagem, destacando que a construção e produção dos saberes durante este período extrapolaram nossas expectativas.
Palavra- chaves: Formação, inserção, cotidiano escolar.