ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES DE UMA BOLSISTA DO PIBID

Autores

  • lizete Dall´Comune HUNHOFF
  • Angélica Silva de MATOS

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.899

Resumo

Este texto aborda a experiência de iniciação à docência realizada no Ensino Fundamental, em uma escola pública de Tangará da Serra, Mato Grosso. Na escola em que trabalhamos como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), tivemos o objetivo de estimular o estudo da Língua Portuguesa, por meio de oficinas de leitura, com diversos gêneros textuais, com a intenção de “acelerar” o processo de aprendizagem dos alunos. A partir da prática docente, foi possível relacionar a realidade educativa com a teoria, pois vimos que era necessário “moldar” o nível do que seria ensinado, de acordo com a necessidade discente, pois esta não condizia com os conteúdos apresentados no livro didático. Dessa forma, optamos por outra metodologia, iniciando com gêneros textuais do cotidiano deles. Assim, gradualmente, obtivemos um resultado melhor. Avançamos para gêneros mais complexos e trabalhamos no sentido de estimular o interesse pela leitura e aprimorar a interpretação de texto desses alunos. Essa experiência foi positiva no sentido de que pudemos conhecer, refletir e analisar sobre a realidade do ensino de língua materna na escola pública brasileira.

 

Palavras-chave: Leitura, interpretação, ensino, prática pedagógica.

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Publicado

2015-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES DE UMA BOLSISTA DO PIBID. (2015). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(2). https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.899