TECNOLOGIAS DIGITAIS E LINGUAGEM: o que pensam os professores de Língua Portuguesa (LP)

Autores

  • Osmar QUIM
  • Isabel GOLEMBA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.901

Resumo

Este artigo discute a relação entre tecnologias digitais e linguagem a partir dos dados de pesquisa realizada com professores de Língua Portuguesa (LP) da rede pública estadual de ensino. Foram selecionados quatro professores com o objetivo de verificar se conheciam e desenvolviam o trabalho com os gêneros textuais e como viam a influencia das tecnologias digitais no desenvolvimento desse trabalho pedagógico. Como referenciais principais foram utilizados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a discussão realizada por Marcuschi (2002; 2005) sobre a emergência de novos gêneros textuais a partir do desenvolvimento tecnológico. Os dados da pesquisa apontam que os professores conhecem e admitem a influência das Tecnologias Digitais na vida do aluno, contudo, ainda preservam uma visão bastante conservadora em relação aos conhecimentos construídos pelos alunos com suporte destes artefatos tecnológicos, bem como sobre a influência destes no processo de aprendizagem da LP.

 

Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa. Gêneros Textuais. Tecnologias Digitais.

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Publicado

2015-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

TECNOLOGIAS DIGITAIS E LINGUAGEM: o que pensam os professores de Língua Portuguesa (LP). (2015). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 2(2). https://doi.org/10.30681/relva.v2i2.901