Percepção dos internos de medicina sobre as contribuições de um projeto comunitário à prática da empatia na relação médico-paciente

Autores

  • Raimundo Marcial de Brito Neto Universidade Severino Sombra (USS)
  • Maria Cristina Almeida de Souza Universidade Severino Sombra (USS)
  • João Carlos de Souza Côrtes Júnior USS. UNIRIO
  • Paula Pitta de Resende Côrtes USS. UNIRIO
  • Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra USS
  • Marcos Antônio Mendonça USS

Resumo

Introdução: empatia representa a capacidade psicológica de um indivíduo em sentir o que sentiria a outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada. Objetivo: descrever esta percepção dos estudantes do internato médico, sobre as contribuições de um projeto na comunidade - realizado quando estavam nos períodos inicias do curso - à prática da empatia na relação médico-paciente durante o internato médico. Metodologia: pesquisa quantitativa e seccional. Resultados: Responderam ao questionário 128 internos, de um universo de 190. Participar de um projeto comunitário nos períodos iniciais do curso contribuiu para que na prática médica, 89,1% dos internos vissem as coisas sob o ponto de vista dos outros, 85,6% tentassem atender aos distintos pontos de vista em momentos de desacordo e 88,9% tentassem compreender imaginando suas perspectivas. Acreditar que há dois lados em uma situação, se colocar no lugar do outro em momento de aborrecimento e também previamente à elaboração de críticas foram contribuições citadas por 95,3%, 88,3 e 79,2% dos estudantes, respectivamente. Para 92% dos participantes, as atividades realizadas por meio do projeto comunitário contribuíram para prática da empatia durante internato. Sobre a operacionalização da empatia no cotidiano da práxis médica no internato, 90% dos estudantes declararam que a praticam rotineiramente. Responderam que a empatia é importante para uma relação médico-paciente humanizada, 95% dos participantes. Conclusão: a participação em um projeto comunitário, quando nos períodos iniciais do curso, contribuiu para a prática rotineira da empatia na relação médico-paciente durante o internato.

 

Palavras chave: Empatia médica; Educação médica; Medicina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raimundo Marcial de Brito Neto, Universidade Severino Sombra (USS)

       Discente do Curso de Medicina da USS. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC-USS.

  • Maria Cristina Almeida de Souza, Universidade Severino Sombra (USS)
    Doutora. Mestre. Docente do Curso de Medicina da USS. Docente do Mestrado em Ciências Aplicadas em Saúde da USS
  • João Carlos de Souza Côrtes Júnior, USS. UNIRIO

    Doutor. Docente do Curso de Medicina da USS e da UNIRIO. Pró-Reitor de Ciências da Saúde da USS.

  • Paula Pitta de Resende Côrtes, USS. UNIRIO

       Mestre.  Docente do Curso de Medicina da USS e da UNIRIO.

  • Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra, USS

    Mestre.  Docente do Curso de Medicina da USS.

  • Marcos Antônio Mendonça, USS

    Mestre.  Docente do Curso de Medicina da USS.

Referências

Provenzano BC, Machad APG, Rangel MTAS, Aranha RN. A empatia médica e a graduação em medicina. Revista HUPE 2014;13(4):19-25.

Davis CM. What is empathy, and can empathy be taught? Phys Ther. 1990; 70(11):707-15.

Rogers CR. The necessary and sufficient conditions for therapeutic personality change. J Consult Clin Psychol. 1992; 60(6):827-32.

Costa FD, Azevedo RCS. Empatia, Relação Médico-paciente e Formação em Medicina: um Olhar Qualitativo. Rev Bras Educ Méd 2010; 34(2):261-269.

O'Sullivan H, van Mook W, Fewtrell R, Wass V. Integrating professionalism into the curriculum: AMEE Guide No. 61. Med Teach. 2012;34(2):64-77.

Hojat M. Empathy in Patient Care: Antecedents, Development, Measurement, and Outcomes. New York: Springer; 2007.

Stepien KA, Baernstein A. Educating for empathy. A review. J Gen Intern Med. 2006;21(5):524-30.

Cohen MJM, Kay A, Youakim JM, Balaicuis JM. Identity transformation in medical students. American Journal of Psychoanalysis 2009;69(1):43-52.

Bratek A, Bulska W, Bonk M, Seweryn M, Krysta K. Empathy among physicians, medical students and candidates. Psychiatria Danubina. 2015;27(1):48–52.

Hojat M, Erdmann J B, Gonnella JS. Personality assessments and outcomes in medical education and the practice of medicine. Medical Teacher 2013;35(7): 1267-1301.

Mercer SW, Reynolds WJ. (2002). Empathy and quality of care. British Journal of General Practice 2002;52(1):9-12.

Silva HSM. Empatia no curso de medicina e internato médico. Mestrado Integrado em Medicina. Faculdade de Medicina de Lisboa. Universidade de Lisboa. 2017.

Miettola J, Mantyselka P, Vaskilampi T. Doctor-patient interaction in Finnish primary health care as perceived by first year students. BMC Med Educ. 2005;5(34):1-6.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina. 2013.

Limpo T, Alves RA, Catsro SL. Medir a empatia: Adaptação portuguesa do Índice de Reactividade Interpessoal. Laboratório de Psicologia 2010;8(2):171-184.

Universidade Severino Sombra. Curso de Medicina. Projeto Pedagógico. 2012.

Chen D, Lew R, Hershman W, Orlander J. A cross-sectional measurement of medical student empathy. J Gen Intern Med. 2007;22(10):1434-1438.

Todres M, Tsimtsiou Z, Stephenson A, Jones R. The emotional intelligence of medical students: An exploratory cross-sectional study. Med Teach. 2010;32(1):42-48.

Magalhaes E, Costa P, Costa MJ. Empathy of medical students and personality: evidence from the Five-Factor Model. Med Teach. 2012;34(10):807-812.

Afghani B, Besimanto S, Amin A, Shapiro J. Medical Students’ Perspectives on Clinical Empathy Training. Education for Health 2011;24(1):544.

Batt-Rawden SA, Chisolm MS, Anton B, Flickinger TE. Teaching empathy to medical students: an updated, systematic review. Acad Med. 2013;88(8):1171-1177.

Hojat M, Axelrod D, Spandorfer J, Mangione S. Enhancing and sustaining empathy in medical students. Med Teach 2013;35(12):996-1001.

Loureiro J, Gonçalves-Pereira M, Trancas B, Caldas-de-Almeida JM, Castro-Caldas A. Empatia na relação médico-doente. Evolução em alunos do primeiro ano de medicina e contribuição para a validação da Escala Jefferson em Portugal. Acta Med Port 2011;24(2):431-442.

Publicado

2018-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Percepção dos internos de medicina sobre as contribuições de um projeto comunitário à prática da empatia na relação médico-paciente. (2018). Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(9). https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/2809

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)