Vivência e prática do acolhimento com classificação de risco no setor de urgência e emergência

Autores

  • Nayara Ferreira UNIVERSIDADE DO ESTADO MATO GROSSO
  • Mariana Navarro de Freitas Diório Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP
  • Mona Lisa Rezende Carrijo Universidade de Várzea Grande - UNIVAG
  • Pamella Ferreira Paes de Barros Universidade do Estado do Mato Grosso-UNEMAT
  • Pâmella de Moraes Surubim Paião Universidade do Estado do Mato Grosso-UNEMAT.
  • Patricia Ferreira da Silva Universidade do Estado do Mato Grosso UNEMAT
  • Stephany Stacy de Fátima Abdallah Lacerda Universidade do Estado do Mato Grosso -UNEMAT

Resumo

Introdução: Os serviços de urgência e emergência apresentam alguns desafios a ser superados no atendimento em saúde como o processo de trabalho fragmentado, pouca articulação com a rede de serviços, superlotação, exclusão de usuários na porta de entrada, conflitos e assimetrias de poder, desrespeito aos direitos dos usuários, entre outros. Partindo desse pressuposto o Acolhimento com Classificação de Risco tem sido proposto como uma estratégia que aponta para a necessidade de utilização de instrumentos e protocolos capazes de sistematizar a priorização do atendimento dos usuários, conforme suas condições clínicas, nos serviços de urgência. Objetivo: Relatar a vivência da prática de acolhimento com classificação de risco nos serviços de urgência e emergência. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado a partir de um relato de experiência em um hospital público referencia na região sudoeste em urgência e emergência do estado do Matogrosso, que ocorreu entre os meses de Julho a Dezembro de 2015 durante o período de estagio supervisionado II do curso de enfermagem. Resultados: O grupo teve como ponto de partida a atividade do “Posso Ajudar?” e forneceu informações relativas à: orientações aos pacientes sobre o funcionamento da classificação de risco protocolo Manchester e sua importância, acolhimento dos pacientes e seus familiares fornecendo informações sobre a conduta durante o atendimento, orientação sobre o fluxo dos usuários nas dependências do hospital e intermédio entre a comunicação dos pacientes e profissionais. Conclusão: Pela vivência durante a atividade de acolhimento observou-se por parte das acadêmicas que essa prática contribuiu positivamente para a dinâmica do atendimento do setor, onde se constatou um maior vínculo com a equipe/usuário/família, diminuição na evasão dos pacientes e a inserção do usuário como participante no processo de atendimento.

Palavras-chave: Acolhimento; Urgência e emergência; Classificação de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Ferreira, UNIVERSIDADE DO ESTADO MATO GROSSO

Enfermeira. Mestranda em ciências ambientais pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) Professora na Universidade do Estado do Mato Grosso.

Mariana Navarro de Freitas Diório, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP

Enfermeira. Residente na área de Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP

Mona Lisa Rezende Carrijo, Universidade de Várzea Grande - UNIVAG

Enfermeira. Mestre em educação pela Universidade Federal do Mato Grosso UFMT.

Pamella Ferreira Paes de Barros, Universidade do Estado do Mato Grosso-UNEMAT

Enfermeira. Graduada em enfermagem pela Universidade do Estado do Mato Grosso-UNEMAT

Pâmella de Moraes Surubim Paião, Universidade do Estado do Mato Grosso-UNEMAT.

Enfermeira. Graduada em enfermagem pela Universidade do Estado do Mato Grosso-UNEMAT.

Patricia Ferreira da Silva, Universidade do Estado do Mato Grosso UNEMAT

Enfermeira. Meste em Enfermagem pela UFMT

Stephany Stacy de Fátima Abdallah Lacerda, Universidade do Estado do Mato Grosso -UNEMAT

Enfermeira. Especialista em gestão em centro cirúrgico com ênfase em cme pela faculdade de educação de tangará da serra, FAEST

Referências

Anziliero F, Soler BLD, Silva BA, Tanccini T, Beghetto MG. Sistema Manchester: tempo empregado na classificação de risco e prioridade para atendimento em uma emergência. Rev Gaúcha Enferm. 2015;37(4):e64753.

BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Urgência. Brasília. 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília. 2004.

Camara RF, Paulino TS, Pereira FCC, Nelson ICASR, Rocha KM, NETO LI. O papel do enfermeiro no processo de classificação de risco na urgência: uma revisão. Revista Humana Ser - UNIFACEX, Natal-RN. 2015;1(1):99-114.

Souza RS, BASTOS MAR. Acolhimento com classificação de risco: o processo vivenciado por profissional enfermeiro. Revista Mineira de enfermagem. 2008;12(4):581-86.

Oliveira DA. Guimarães JC. A importância do acolhimento com classificação de risco nos serviços de emergência. Caderno Saúde e Desenvolvimento. 2013;2(2):25-44.

Oliveira GN, Campanharo CRV, Okuno MFP, Batista REA. Acolhimento com avaliação e classificação de risco: concordância entre os enfermeiros e o protocolo institucional. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2013; 21(2): [07 telas].

Falk LR, Falk JW, Oliveira FA, Motta MS. Acolhimento como Dispositivo de Humanização: percepção do usuário e do trabalhador em saúde. Rev APS. 2010;13(1):4-9.

OLIVEIRA M, Trindade MF. Atendimento de urgência e emergência na rede de atenção básica de saúde: análise do papel do enfermeiro e o processo de acolhimento. Revista Hórus. 2010;4(2):160-171.

Carvalho CAP, Marsicano JA, Carvalho FS, Sales-Peres A, Bastos JRM, Sales-Peres SHC. Acolhimento aos usuários: uma revisão sistemática do atendimento no Sistema Único de Saúde. Arq. Ciênc. Saúde. 2008;15(2):93-95.

Foley A, Durant J. Let’s ask that out front: health and safety screenings in triage. J Emerg Nurs. 2011;37(5):515-516.

Nascimento ERP, Hilsendeger BR, Neth C, Belaver GM, Bertoncello KCG. Acolhimento com classificação de risco: avaliação dos profissionais de enfermagem de um serviço de emergência. Rev Eletrônica Enferm. 2011;14(3):597-603.

Goyanna NF, Netto JJM, Freitas CASL, Ponte MAC, Dias MSA. Acolhimento com avaliação e classificação de risco: dos desafios às potencialidades. Sanare (Sobral, Online). 2014;13(1):119-124.

Publicado

2018-08-28

Como Citar

Ferreira, N., Diório, M. N. de F., Carrijo, M. L. R., Barros, P. F. P. de, Paião, P. de M. S., Silva, P. F. da, & Lacerda, S. S. de F. A. (2018). Vivência e prática do acolhimento com classificação de risco no setor de urgência e emergência. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(9). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/2856

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)