Prevalência de sintomas depressivos em acadêmicos de Medicina da Universidade de Itaúna – MG
Resumo
Introdução: Os transtornos de humor como, depressão e ansiedade podem ser fatores de risco na formação acadêmica dos estudantes de medicina. O desenvolvimento de sofrimentos psíquicos pode refletir como prejuízos na sua rotina acadêmica, social e profissional. Objetivo: Descrever a prevalência de sintomas depressivos entre os estudantes de Medicina da Universidade de Itaúna, no Centro-Oeste mineiro. Método: Estudo exploratório, descritivo, transversal e quantitativo com uma amostra de 60 acadêmicos de medicina da Universidade de Itaúna (UIT), do primeiro ao quinto período. Os instrumentos utilizados para avaliação foram o Questionário de Saúde Geral (QSG) e as Escalas Beck. Resultados: Por meio dos instrumentos de rastreio foram identificados 56,7% de acadêmicos com sintomas em nível mínimo e 20% com sintomas em nível moderado de depressão. Discussão: Os estudantes estão expostos a diversos fatores que podem funcionar como gatilho para o desenvolvimento de psicopatologias como depressão e ansiedade na universidade. Esses adoecimentos aparecem em diferentes níveis, desde a ausência até a presença significativa de sintomas que afetam a vida do futuro médico. Conclusão: Estratégias psíquicas voltadas para o controle e tratamento da ansiedade e depressão são necessárias para garantir um melhor desempenho dos alunos no processo de formação e preservar seu bem estar cognitivo e emocional.
Palavras-chave: Avaliação educacional. Currículo. Educação médica. Internato e residência.
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