PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO E A FORMAÇÃO OFERECIDA PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MATO GROSSO

Autores

  • Emanuelli Simon Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Laércio Juarez Melz Mestre em Engenharia de Produção (UFSCar), Professor do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Airton Montesuma de Carvalho Neto Professor do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.
  • Ariel Lopes Torres Mestre em Administração (UNEX), Professor do curso de Ciências Contábeis da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra.

DOI:

https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.374

Resumo

Esta pesquisa objetivou demonstrar o perfil do profissional contábil formado pelas principais instituições de ensino superior do estado de Mato Grosso, verificando se atende às perspectivas do mercado de trabalho atual, baseado nas ofertas de emprego oferecidas em um jornal de circulação estadual –A Gazeta, no site do Conselho Regional de Contabilidade e também em outro site renomado em divulgar vagas- Catho. Dentre os objetivos procurou-se levantar o perfil que os profissionais contábeis devem ter no mercado de trabalho no Estado atualmente, analisar as matrizes curriculares das principais instituições de ensino superior que oferecem o curso de ciências contábeis em Mato Grosso, comparar o perfil de profissional que é desejado pelo mercado de trabalho e o que está sendo oferecido pelas instituições de ensino superior. Os resultados obtidos referem-se de um período de apuração de dados de janeiro a setembro de 2012. Os dados foram tabulados em planilhas dinâmicas do Excel – aplicativo da Microsoft Office pelo método de pesquisa descritiva, o procedimento adotado é o documental com abordagem qualitativa e por método de conveniência. Os resultados apresentados referentes ao mercado de trabalho demonstraram que a experiência profissional ainda é o que mais se espera de um profissional mesmo que não seja formado, o setor que mais emprega ainda são os escritórios e o ramo agrícola, característico do estado, geralmente as vagas ofertadas são para analistas e assistentes com salário em torno de R$1.500,00, ao avaliar as matrizes curriculares dos cursos e confrontá-las com as exigências do mercado de trabalho se percebe que o que mais se procura são profissionais experientes na área contábil e fiscal, além de conhecimentos em áreas afins e visão gerencial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática.2º edição. São Paulo: Ed. Atlas,2004.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade: resumo da teoria, atendendo às novas demandas da gestão empresarial, exercícios e questões com respostas. 4º edição. São Paulo: Ed. Atlas, 2003.

CASNOK, Juarez; POLLI, Iracema Ribeiro Roza, POLLI, Vanilton. A formação acadêmica na área e sua contribuição para a atuação profissional: um estudo de duas IES. Disponível em : http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/art_cie/art_02.pdf. Acessado em 28 de abr. de 2012.

DIAS, Lidiane Nazaré da Silva; MOREIRA, Anna Carolina Silva. As perspectivas da profissão contábil para os formandos em Ciências Contábeis do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM - 2008. Disponível em: www.congressocfc.org.br/hotsite/programacao.html. Acessado em 27 de abr. de 2012.

EQUIPE PORTAL DE CONTABILIDADE. O perfil do profissional contábil. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/noticias/contador_gerencial.htm>. Acessado em: 18 mar. 2012.

FACULDADES CATHEDRAL. Matriz curricular. Disponível em: <http://www.faculdadescathedral.com.br/site/index.php/graduacao/ciencias-contabeis/portarias-nde-e-colegiado-6>. Acesso em 16 de out. 2012.

FAVERO, Hamilton Luiz. Contabilidade teoria e prática v.1 Hamilton Luiz Favero... [et al.]. 4° edição. São Paulo: Ed. Atlas, 2006.

GUIMARÃES, Paulo Cézar. Identificação do perfil profissiográfico do profissional de contabilidade requerido pelas empresas através de ofertas de emprego na região metropolitana de São Paulo.Mestrado em Ciências Contábeis. Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP. São Paulo, 2006.

IUDICÍBUS, Sérgio de. Contabilidade introdutória /equipe de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP; coordenação Sérgio de Iudícibus – 11° edição São Paulo: Ed. Atlas , 2010.

LEAL, Edvalda Araújo; SOUSA, Edileuza Godói de. Perspectivas dos formandos do curso de ciências contábeis e as exigências do mercado de trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade,v.1, nº10, p. 147-159, jul/dez. 2008.

MACHADO, Vinicius Sucupira de Alencar; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa. Análise comparativa entre os conhecimentos desenvolvidos no curso de graduação em contabilidade e o perfil do contador exigido pelo mercado de trabalho: Uma pesquisa de campo sobre educação contábil. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v.2, n°1, p. 1-23, Jan./Abr.,2008.

MEC. Ministério da educação. Diretrizes Curriculares - Cursos de Graduação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991.htm>. Acessado em 19 mar. 2012.

MEC. Ministério da educação. Instituições de educação superior e cursos cadastrados. Disponível em: < http://emec.mec.gov.br/>. Acessado em 03 de maio de 2012.

MELZ, Laércio Juarez; RAIA, Franciene Souza. Percepção dos discentes e docentes sobre estágio supervisionado no curso de ciências contábeis da UNEMAT – campus de Tangará da Serra – MT. Disponível em: http://www2.unemat.br/laerciomelz/artigos/0007.pdf. Acesso em 22 de out. 2012.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Manual de contabilidade básica: um introdução à prática contábil. 5° edição, São Paulo: Ed. Atlas, 2004.

PINTO, Larissa Cavalcanti de Sá. A formação acadêmica do contador para o mercado atual. Disponível em: <http://www.facape.br/socrates/Trabalhos/A%20forma%E7%E3o%20acad%EAmica%20do%20Contador.htm>. Acesso em: 19 mar. 2012.

PORTAL DO MEC- Apresentação do Enade. Disponível em : http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=313&id=181&option=com_content&view=article. Acessado em 18 set. 2012.

REIS, Aline Jesus de; SILVA, Selma Leal da; A história da contabilidade no Brasil. Artigo UNIFACS. São Paulo, 2007. Disponível em: . Acesso em :25 mar. 2012.

RIBEIRO, Osni Moura.Contabilidade básica. São Paulo: Ed.Saraiva, 2005.

SÁ, Antônio Lopes de. Fundamentos da contabilidade geral. Curitiba: Ed. Juruá, 2005.

SANTOS, Daniel Ferreira dos Santos; SANTOS, Ronaldo Ferreira dos Santos. Perfil do profissional contábil: estudo comparativo entre as exigências do mercado de trabalho e a formação oferecida pelas instituições de ensino superior de Curitiba. Revista Contemporânea de Contabilidade, v.8, n°16, p.137-152, jul/dez. 2011.

SANTOS, José Luiz dos. Introdução à contabilidade: atualizada pela Lei n° 11.941/09 e pelas normas do CPC/ José Luiz dos Santos ... [et al.]. 2° edição. São Paulo: Ed.Atlas, 2011.

UFMT. Universidade federal de Mato Grosso. Matriz curricular. Disponível em: http://www.ufmt.br/institucional/proreitoria/proeg/cursos_oferecidos_campus/pdf/cuiaba-pdf/Ciencias_Contabeis.pdf. Acesso em 17 out.2012.

UFMT. Universidade federal de Mato Grosso. Matriz curricular. Disponível em: http://www.ufmt.br/institucional/proreitoria/proeg/cursos_oferecidos_campus/pdf/rondonopolis-pdf/Ciencias_Contabeis-CUR.pdf. Acesso em 17 out. 2012.

UNEMAT. Universidade do estado de Mato Grosso. Matriz Curricular. Disponível em: https://sites.google.com/a/unemat.br/cictga/sobre-o-curso/fluxograma. Acesso em 17 out. 2012.

UNEMAT. Universidade do estado de Mato Grosso. Matriz Curricular. Disponível em: https://sites.google.com/site/contabeiscaceres/matriz-curricular. Acesso em 18 out. de 2012.

UNEMAT. Universidade do estado de Mato Grosso. Matriz Curricular. Disponível em: http://sinop.unemat.br/site/departamentos/foto_departamento_downloads2/fot_430matuizepuerequisitos_pdf.pdf .Acesso em 17 out. 2012.

UNIC. Universidade de Cuiabá. Matriz curricular. Disponível em:

http://www.unic.br/site/index.php?pg=cursos&posg=215&tp=graduacao. Acesso em 17 out.2012.

UNIVAR. Faculdades unidas do vale do Araguaia. Matriz curricular. Disponível em : http://www.univar.edu.br/graduacao/contabeis/gradecontabeis2012.html. Acessado em 17 out. 2012.

VENCESLAU, Fábio Ygor N. A importância do planejamento no processo de gestão. Belém, 2007, 22 f. Monografia (Especialização em Contabilidade e Controladoria) Faculdade de Estudos Avançados do Pará. Belém, 2007.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Simon, E., Melz, L. J., Carvalho Neto, A. M. de, & Torres, A. L. (2015). PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO E A FORMAÇÃO OFERECIDA PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MATO GROSSO. Revista UNEMAT De Contabilidade, 2(3). https://doi.org/10.30681/ruc.v2i3.374

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>