ChatGPT: hiperautor ou não autor?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n1id11199

Palavras-chave:

Autoria, Discurso, ChatGPT

Resumo

Trago, neste artigo, uma discussão sobre o estatuto do autor, como podemos compreendê-lo nas diferentes formas discursivas - nas formas da oralidade e da escrita - e na forma de escritoralidade, aquela forjada na materialidade digital. Para tanto, exploraremos a noção de autoria enquanto efeito discursivo e, na sua dimensão subjetiva, enquanto função de todo sujeito. Finalmente faço uma aproximação entre autoria e produção automática de textos, conforme temos visto nas inteligências artificiais, particularmente do ChatGPT. Essa discussão enseja algumas outras reflexões, como a questão da autoria na Escola, que deixo, ao final, como um convite para próximas conversas.

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Biografia do Autor

Solange M. Leda Gallo, Universidade do Sul de Santa Catarina

Solange Leda Gallo é licenciada em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1978), mestre em linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1989), doutora em ciências da Universidade Estadual de Campinas (IEL) (1994) e doutora também pelo Collège International de Philosophie de Paris (1992). É professora titular da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. Ela tem experiência em Lingüística, com ênfase na ANÁLISE DE DISCURSO, refletindo sobre autoria e discursos de Escrita. É uma das coordenadoras do SEDISC (Discurso, Cultura e Seminário de Mídia) da PPGCL-Unisul. Ela concluiu um estágio pós-doutoral na UNICAMP em 2011. É parecerista em várias revistas científicas na área. Publicou inúmeros artigos sobre escrita e autoria na perspectiva discursiva incluindo, atualmente, a materialidade digital e os espaços enunciativos informatizados como determinantes da produção de arquivos e de sua circulação.

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Publicado

2023-05-27

Como Citar

Gallo, S. M. L. (2023). ChatGPT: hiperautor ou não autor?. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 7(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n1id11199