Pronomes de 1PP: uma análise sociolinguística e educacional
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n2id11671Palavras-chave:
Português brasileiro, Variação pronominal, Primeira pessoa do pluralResumo
A emergência de a gente como forma pronominal no português brasileiro desencadeou mudanças também no paradigma verbal, ocasionando diferentes possibilidades de realização da primeira pessoa do plural. Desse modo, a partir da interseção teórica entre Sociolinguística e Linguística Aplicada, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre os padrões de uso e o ensino dos pronomes de primeira pessoa e as respectivas formas de concordância. No que tange à metodologia, foi usada a abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica em que se consideraram o uso, a avaliação e a percepção das variantes nós e a gente. Levou-se em conta ainda a maneira pela qual os pronomes em análise são abordados pela gramática normativa e livros didáticos. Os resultados evidenciam que as múltiplas possibilidades de realização da primeira pessoa do plural têm implicações no ensino-aprendizagem e engendram importante reflexão acerca do tratamento da variação pronominal em sala de aula. O estudo evidencia ainda que o paradigma pronominal constitui um dos grandes desafios para o professor de Língua, tendo em vista que os próprios livros didáticos não apresentam as formas inovadoras já cristalizadas na fala.
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