Pronomes de 1PP: uma análise sociolinguística e educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n2id11671

Palavras-chave:

Português brasileiro, Variação pronominal, Primeira pessoa do plural

Resumo

A emergência de a gente como forma pronominal no português brasileiro desencadeou mudanças também no paradigma verbal, ocasionando diferentes possibilidades de realização da primeira pessoa do plural. Desse modo, a partir da interseção teórica entre Sociolinguística e Linguística Aplicada, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre os padrões de uso e o ensino dos pronomes de primeira pessoa e as respectivas formas de concordância. No que tange à metodologia, foi usada a abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica em que se consideraram o uso, a avaliação e a percepção das variantes nós e a gente. Levou-se em conta ainda a maneira pela qual os pronomes em análise são abordados pela gramática normativa e livros didáticos. Os resultados evidenciam que as múltiplas possibilidades de realização da primeira pessoa do plural têm implicações no ensino-aprendizagem e engendram importante reflexão acerca do tratamento da variação pronominal em sala de aula. O estudo evidencia ainda que o paradigma pronominal constitui um dos grandes desafios para o professor de Língua, tendo em vista que os próprios livros didáticos não apresentam as formas inovadoras já cristalizadas na fala.

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Biografia do Autor

Elimária Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista de doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (FAFIB). Especialista em Linguística Aplicada na Educação e em Psicopedagogia com Ênfase em Gestão e Supervisão Escolar. Técnica em Administração do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão. Fui professora substituta no curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Barra do Corda, e professora efetiva de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Barra do Corda.

Maria Cecilia Mollica, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Completou a Licenciatura em 1972 e o Mestrado em Linguística em 1977 na PUC-RIO. Finalizou o doutoramento em Linguística e Filologia na UFRJ,instituição em que é docente desde 1979, tornando-se Titular em Linguística em 2005. Desenvolveu estágio de pós doutoramento na UnB. É pesquisadora do CNPq com bolsa de produtividade em pesquisa PQ-Sr. Integra o corpo docente do Programa de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1990. Pertence ao corpo docente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Atuou como docente no quadro permanente do PPGCI/UFRJ. Membro do Programa de Estudos sobe os Usos da Língua. Foi presidente da ABRALIN, Bolsista do Nosso Estado da FAPERJ. Tem experiência docente em todos os níveis de ensino. Volta-se para a investigação na inerface Linguagem e Socidade, com interesse no campo da Linguística Educacional, Tecnologia e Inovação.

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

Lima, E. O., & Mollica, M. C. (2023). Pronomes de 1PP: uma análise sociolinguística e educacional. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 6(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n2id11671

Edição

Seção

Artigos