O funcionamento da unidade linguística NOVO como marcador de abertura e fechamento de caminho à alteridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11739

Palavras-chave:

Operações de determinação, Construção de sentidos, Qualificação, Quantificação, NOVO

Resumo

O nosso objetivo geral nesta pesquisa consiste em empreender um estudo da unidade linguística NOVO em posição atributiva com uma simulação de diálogo entre sujeitos. Para tanto, nos sustentamos teoricamente nos pressupostos da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), de Antoine Culioli e os seus seguidores. Organizamos os enunciados para as análise em dois grupos: NOVO anteposto ao nome e NOVO posposto ao nome. Os resultados da nossa pesquisa explicitam o funcionamento da unidade linguística NOVO enquanto marcador de mecanismos de abertura e fechamento de caminho à alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isael da Silva Sousa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí - UFPI - (2016); Mestrado em Letras, com área de concentração em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - PPGEL/UFPI - (2019); e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). É membro do Grupo de Estudos da Teoria das Operações Enunciativas (GETOE/UFPI) e do Grupo de pesquisa Variação e Invariantes na Linguagem (PPGL/UNEMAT). É professor assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). É avaliador ad hoc de periódicos na área de Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística e ensino de Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas pelo viés da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE).

Albano Dalla Pria, Universidade do Estado de Mato Grosso

Desde 2002 é licenciado e bacharel em Letras (português/inglês) pela UNESP/Araraquara. Desde 2009 é doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Em 2015 realizou estágio de Pós-Doutorado em Linguística (Semântica) na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Desde 2005 é docente da UNEMAT, tendo lecionado nos cursos de graduação em Letras, Jornalismo, Direito e Matemática. Desde 2010 é docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT. Desde 2007 é líder do grupo de pesquisa Variação e Invariantes na Linguagem (CNPq). Desde 2017 é editor-gerente da revista Traços de Linguagem (OJS). É avaliador ad hoc de vários periódicos na área de Linguística. Tem experiência em projetos de pesquisa nas áreas de Linguística e de Semântica, principalmente de Semântica Enunciativa. Atualmente, trabalha principalmente com a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. 

Referências

ALMEIDA, N. M. de. Gramática metódica da língua portuguesa. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

AMARO, R. F. Posição do adjectivo e ligação selectiva: especificações para a computação do significado. Dissertação (Mestrado em Linguística) Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lisboa, p. 168. 2002.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation: opérations et représentations.

Paris: Ophrys, 1990. v. 1.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation: domaine notionnel. Paris:

Ophrys, 1999b. v. 3.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation: formalisation et opérations de

repérage. Paris: Ophrys, 1999a. v. 2.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation. Tome IV. Tours et detours. Limoges: Lambert-Lucas, 2018.

DUCARD, D. Enunciação e atividade de linguagem. Urbelândia : EDUFU, 2013.

FUCHS. C. Place et rôle de la variabilité dans les théories linguistiques. In: LAUTREY, J. et al. Invariants et variabilités dans les sciences cognitives. Paris: Éditions de la Maison des sciences de l’homme, 2002, p. 157-173. Disponível em: <https://books.openedition.org/editionsmsh/6702>. Acesso em: 30/10/2021.

FUCHS, C. O sujeito na teoria de A. Culioli: Algumas referências. Cadernos de Estudos Linguisticos. n. 7, p 77-85, 1984.

FRANCKEL, J. J. Referência, referenciação e valores referencias. In: VOGUÉ, S. de; FRANCKEL, J. J.; PAILLARD, D. Linguagem e enunciação: representação, referenciação e regulação. São Paulo: Contexto, 2011. p. 31-55.

PRIA, A. D. Para um direcionamento do estudo do adjetivo: os processos enunciativos de variação semântica de “falso”. Araraquara, SP, 2009. Tese (Doutorado em Letras). Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, 2009.

PRIA, A. D. A especificidade linguística e não-linguística em articulação com a atividade de linguagem. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 38. N 64, p. 50-56. Jan/jun, 2013.

PRIA, A. D. O diálogo, a significação e a enunciação na articulação da linguagem com as línguas naturais. In: PRIA, A. D.; MOTTA, A. L. A. da; DI RENZO, A. M.; MORALIS, E. G. Linguagem, escrita e tecnologia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

PRIA, A. D.; CUMPRI, M. L; KARIM. T.M. A identidade das formas linguísticas sob o ponto de vista das operações predicativas e enunciativas. Letrônica, v. 12, p. e32120-e32120, 2019.

PRIA, A. D. A interação do verbo suporte DAR com os processos de construção da significação no português brasileiro. In: Delta, v. 3, n. 2, 2019.

REZENDE, L. M. Léxico e gramática: aproximação de problemas linguísticos com educacionais. 2000. Tese (livre-docência). - Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, 2000.

REZENDE, L. M. Operações da linguagem e algumas construções nominais. Alfa (ILCSE/UNESP), São Paulo - SP, v. 46, n.46, p. 111-127, 2002.

ROMERO, M. Processos enunciativos de variação semântica e identidade lexical: a polissemia redimensionada - estudo dos verbos jouer e changer. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo: 2000.

ROMERO, M.C. Teoria das operações enunciativas. In: ROMERO, M; et al. Manual de linguística: Semântica, Pragmática e Enunciação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

Publicado

2023-11-15

Como Citar

Sousa, I. da S., & Pria, A. D. (2023). O funcionamento da unidade linguística NOVO como marcador de abertura e fechamento de caminho à alteridade. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 8(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11739

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)