A língua portuguesa no exame de seleção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n2id11770Palavras-chave:
Exame de seleção, Questões de língua portuguesa, IFMSResumo
O trabalho apresenta uma análise de questões de Língua Portuguesa dos exames de seleção para cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019. Situado no campo da Linguística Aplicada, assume seu compromisso social ao investigar práticas de uso da linguagem em contextos específicos (KLEIMAN, 1998; SIGNORINI, 1998). Objetivou analisar, para além da organização do instrumento avaliativo, quais conhecimentos são legitimados pela instituição em seu processo seletivo. Os dados apontam que há uma tendência em priorizar questões de gramática normativa e de metalinguagem em detrimento da interpretação textual e análises linguísticas. Constatou-se também que as concepções e práticas de linguagem de seus elaboradores têm impacto direto nas provas, posições estas que acabam por figurar um valor institucional.
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