Discursividade da implementação do novo ensino médio: sentidos em disputa, desigualdades e resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11985

Palavras-chave:

BNCC, Novo Ensino Médio, discursividade, dominação, resistência

Resumo

Neste trabalho, filiado à Análise de Discurso em articulação com a História das Ideias Linguísticas, buscamos compreender como se dão os processos de (não) implementação do Novo Ensino Médio (NEM), determinados por políticas públicas de uma formação social capitalista neoliberal. Para tanto, tomamos como material de análise documentos oficiais de instituição e implementação do NEM e seus itinerários formativos, além de um  texto midiático sobre as mudanças no NEM. No campo da resistência, analisamos um texto de notícia da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, de maio de 2023.

 

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Biografia do Autor

Juciele Pereira Dias , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta no Departamento de Línguas e Literatura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp) da UERJ e docente no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística PPLIN da UERJ. Bolsista Prociência da UERJ-Faperj (2023-2026). Possui graduação em Letras - licenciatura em Língua Portuguesa/Literaturas (2007), Mestrado (2009) e doutorado (2012) em Letras - Estudos Linguísticos pela UFSM, com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade de Franche-Comté (CAPES-PDEE 2011-2012). Fez pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da UFF (CAPES-PNPD Institucional 2013-2016) e pesquisa de pós-doutorado sênior no Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas do Museu Nacional da UFRJ (FAPERJ-PDS 2020-2021). Possui formação técnica em Administração pelo Colégio Politécnico da UFSM - antigo CASM (2002), tendo participado de projetos assistenciais na área. Desenvolve pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ e é membro do Núcleo de ensino e pesquisa em História da Educação - Nephe. É preceptora de Residência Pedagógica do subprojeto de Língua Portuguesa da UERJ (RP-CAPES). Atuou como professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), onde orientou alunos em Iniciação Científica, em Mestrado e em Doutorado (2016-2020). Foi tutora de Educação a Distância EaD na UAB/UFSM (2009-2012) e na UAB/CEDERJ/UFF (2014-2016). Foi professora formadora na Univás Virtual (2017-2019). Foi professora substituta de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CTUR/UFRRJ (2021-2022). Ao lado de Élcio Fragoso (UNIR), é líder do GRPesq "Conhecimento, História e Língua" (GPeCHeLi/UNIR) e ao lado de Ana Claudia Fernandes Ferreira lidera o GPRPesq "O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas" (CoLHiBri/Unicamp). Desde 2017 integra do Colegiado Interinstitucional de organização do Enadis - Encontro Nacional em Análise de Discurso. É membro do Coletivo de trabalho e GRPesq "Discurso e transformação em diferentes práticas" (Contradit/UFES). Tem experiência na área de Letras e desenvolve pesquisa em Análise de Discurso, em História das Ideias Linguísticas e em História da Educação nas seguintes temáticas: História do conhecimento linguístico, Leitura e escrita, Língua nacional no Brasil Império; Políticas de Educação, Arquivo e Tecnologias de linguagem. É mãe da Paola. Esteve em Licença maternidade (INSS) no período de 26 de junho a 23 de outubro de 2019, seguida de Licença sem vencimentos (Maternidade), de 24 de outubro de 2019 a 30 de abril de 2020, conforme Convenção Coletiva de Trabalho - Sinpro-MG. https://uerj.academia.edu/JucieleDias.

Andréa Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Andréa Rodrigues é Professora Associada do Departamento de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPLIN) e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - campus São Gonçalo - Faculdade de Formação de Professores (FFP). Atualmente, é membro da diretoria da ANPOLL (biênio 2021-2023), conselheira suplente do CSEPE-UERJ e editora-chefe da Revista Soletras (PPLIN-FFP-UERJ). Doutora em Letras pela PUC-Rio, com estágio de doutorado na École des Hautes Études em Sciences Sociales e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Fez Mestrado em Linguística na UFRJ e Graduação em Letras na UFF. Integra o GT de Análise do Discurso, da ANPOLL. Líder do grupo de pesquisa NELID (Núcleo de Estudos em Língua e Discurso), desenvolve suas pesquisas principalmente nas seguintes áreas: Análise do discurso materialista, Ensino de língua, Formação Docente.

Luciana Nogueira, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Letras (com licenciatura em português e espanhol) pela Universidade Federal de São Carlos ? UFSCar (2005), mestrado (2009) e doutorado (2015) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP. Durante seu mestrado, realizou um estágio de pesquisa na Universidad de Buenos Aires ? UBA (2007) e, durante seu doutorado, realizou um estágio de pesquisa na Université Paris 13 (2012 a 2013). Concluiu o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) na Universidade do Vale do Sapucaí ? UNIVÁS. É integrante do Coletivo de Trabalho Discurso e Transformação - Contradit. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso e Semântica da Enunciação. É professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Letras - DL. Atualmente, sua pesquisa é dedicada ao estudo do discurso e do sujeito nas relações de trabalho; o discurso de gestão em diferentes espaços; políticas públicas de educação; o funcionamento do discurso neoliberal.

Referências

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Dias , J. P., Rodrigues, A., & Nogueira, L. (2024). Discursividade da implementação do novo ensino médio: sentidos em disputa, desigualdades e resistência . Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 7(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2023v7n2id11985