Português como Língua de Acolhimento e seu potencial curricular: perspectivas aplicadas à fronteira Brasil-Bolívia

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DOI:

https://doi.org/10.30681/traos.v9i1.12985

Palavras-chave:

Português como Língua de Acolhimento, Fronteira, Brasil-Bolívia, Políticas de Língua

Resumo

Este trabalho bibliográfico qualitativo busca alinhar o Português como Língua de Acolhimento (PLAc) como uma prática com potencial de formação curricular, ou seja, sua instituição enquanto Política Linguística. Para isso, realizamos reflexões a partir da região de fronteira entre Brasil e Bolívia, mais especificamente as cidades de Cáceres e San Matías. Elencamos proposições teóricas sobre fronteira nos quesitos históricos, geográficos, identitários e políticos. A partir de nossa exploração bibliográfica demonstramos o grande potencial do PLAc como uma política linguística eficaz, crítica e decolonial.

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Biografia do Autor

  • Renan Monezi Lemes, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade do Estado de Mato Grosso. Bolsista CAPES do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Estratégico. Graduado em Licenciatura plena em Letras- Português/Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada, com experiência em Análise Dialógica do Discurso, Estudos Bakhtinianos, Teoria da Compexidade e dos Sistemas Dinâmicos Complexos, Português como Língua da Acohlimento-PLAc , Multiletramentos Contemporâneos e Linguagem e Tecnologia. Membro do grupo de pesquisa CNPq Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA). Professor substituto de Língua Inglesa no Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso campus Cáceres Jane Vanini.

  • Dinaura Batista de Pádua, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora efetiva do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Doutora em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat (2020-2024). Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014). Possui Especialização em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, ambas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2019), e Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pelo Instituto Cuiabano de Educação - ICE/MT(2011). Graduada em Letras com habilitação em Português/Inglês/Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Atua principalmente nos seguintes temas: Português Língua de Acolhimento (PLAc); Plurilinguismo, Cultura e ensino de línguas; e Interculturalidade Crítica.

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

Lemes, R. M., & Batista de Pádua, D. (2025). Português como Língua de Acolhimento e seu potencial curricular: perspectivas aplicadas à fronteira Brasil-Bolívia. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 9(1). https://doi.org/10.30681/traos.v9i1.12985