Tempo e memória na produção linguística de um estudante surdo na Educação de Jovens e Adultos -EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/traos.v9i1.13025

Palavras-chave:

Estudante surdo, EJA, Libras, História oral, Narrativas

Resumo

Este artigo objetiva analisar as produções de sentidos no se refere às categorias de memória, de tempo, de narração e de identidades por meio das narrativas produzidas por uma pessoa estudante, considerada pela comunidade escolar como surda, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) na cidade de Rio Branco, Acre. A partir de uma metodologia de base qualitativa com um olhar descritivo-interpretativo e método da História Oral (Portelli, 1997) com técnica de entrevista, observamos que as memórias produzidas pelo estudante o constituem enquanto um sujeito que não se identifica como uma pessoa surda, tendo em vista que a compreensão de surdez somente começa a acontecer após a sua entrada na escola, em que será intitulado como tal e passará a estudar a Língua Brasileira de Sinais/Libras, o que demonstra que as identidades surdas (Perlin, 2003) são construções da linguagem. Nesse sentido, a Libras é reconhecida como a língua materna das comunidades surdas brasileiras, o que, para o referido sujeito, é um problema, considerando as transições identitárias e culturais que construiu e pelas quais passou ao longo de sua vida dentro e fora da escola.

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Biografia do Autor

  • Camila Caroline de Lima Silva, UFAC

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2022) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela mesma instituição. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Futura. Possui Graduação em Licenciatura em Letras Libras pela UFAC conclusão (2019). Especialista em Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva e Libras conclusão (2017) pelo Centro Universitário Uniseb (COC). Possui Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Uniseb (COC) conclusão (2013). Atualmente é Auxiliar em Administração do Instituto Federal do Acre. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras, Educação Profissional e Ensino Médio Integrado. Membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e de Tradução (IFAC). 

  • Shelton Lima de Souza, Universidade Federal do Acre

    Professor Associado Nível II de Linguística e Língua Portuguesa no Centro de Educação, Letras e Artes/CELA da Universidade Federal do Acre/UFAC. Possui graduação em Letras/Português do Brasil como Segunda Língua (2006) e mestrado em Linguística/Gramática (2008), ambos os cursos realizados na Universidade de Brasilia/UnB e doutorado em Linguística (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre/FAPAC/CAPES. Realizou estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins com o projeto de pesquisa "Usos e atitudes sociolinguísticas nas comunidades Xixinawa (Jaminawa-Pano): a relação entre o Nuku Tsãy, variedades do português e outras línguas indígenas". . Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade/PPGLI/UFAC e do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras/ProfLetras/UFAC. Coordenador do Laboratório de Estudos Interculturais e Humanidades/LEIH/PPGLI/UFAC. Membro do grupo de pesquisa GEADEL (Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas). Sócio da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte (GELLNORTE). Membro do Grupo de Trabalho Estudos Linguísticos na Amazônia/ELIAB da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística/ANPOLL. Coordenador do Polo Aplicador do Exame Celpe-Bras INEP/UFAC. Foi professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura da educação básica na Secretaria de Educação de Goiás/SEE-GO. Ministra cursos de português como língua não materna. Suas principais áreas de atuação são: A relação entre língua(gens), identidades e alteridades; Língua(gem) e formação docente em uma perspectiva intercultural; teoria e análise de línguas, principalmente de línguas indígenas brasileiras, de português e de línguas de sinais; ensino de português como língua materna e não materna, análise do português em contraste com línguas indígenas, com línguas de sinais e com outras línguas europeias para fins didáticos e análise/produção de material didático em uma perspectiva intercultural para o ensino de português como língua materna e não materna.

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

Silva, C. C. de L., & Lima de Souza, S. . (2025). Tempo e memória na produção linguística de um estudante surdo na Educação de Jovens e Adultos -EJA. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 9(1). https://doi.org/10.30681/traos.v9i1.13025