Relato e questões de uma pesquisa: diagnóstico sobre o PROERD

Autores

  • Marlon Leal Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n1id2786

Palavras-chave:

PROERD, Drogas, Representação, Resistência, Discurso

Resumo

O presente texto é um relato e questões de uma pesquisa de campo, elaborar um diagnóstico sobre o PROERD do Estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa foi e ainda está sendo um desafio, considerando que a AD trabalho de forma incontornável com o dado qualitativo e a PM com o dado quantitativo. Enfim, a questão metodológica foi superada em termos. Após aplicação do projeto piloto, a perspectiva é aplicar no município de Campo Grande e depois no Estado. O objetivo geral da pesquisa é analisar alguns dos efeitos de sentidos do projeto que vem sendo desenvolvido no Estado há vinte anos. Quais são as representações discursivas que o PROERD produz ou não nas atividades de prevenção, conscientização e resistências às drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUNETTA, Antonio Alberto. Autoridade policial na escola. São Paulo: Editora Junqueira&Marin, 2006.

CONSTANTINO, Gelson Luiz. O que é o Proerd. Polícia Militar do Paraná, 2007.

FOSTER, A.R. Combate às drogas: a importância da ampliação do Proerd na educação básica. Unilins - Universidade de Lins/SP, 2013.

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil*. Revista do Serviço Público Brasília 56 (2): 137-160 Abr/Jun 2005.

MATO GROSSO DO SUL (Estado). Lei Nº 3.845, de 10 de fevereiro de 2010. Reconhece o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) como política educativa de relevante interesse para a segurança pública e dá outras providências.

ORLANDI, E. P. Discurso em Análise. Sujeito, sentido, ideologia. Campinas-SP: Pontes, 2012.

____. Análise do Discurso. Princípios e Procedimentos. Campinas-SP: Pontes, 1997.

____. Discurso e Texto. Formulação e Circulação dos Sentidos. Campinas-SP: Pontes, 2001.

PÊCHEUX, M. O Discurso. Estrutura ou Acontecimento. 3ª. Ed. Campinas-SP: Pontes, 2002.

____. Semântica Discursiva. Uma afirmação do óbvio. Campinas-SP: Pontes, 1997.

PROERD. Uma Escola de Cidadania para a Vida. 5º. Ano. Livro do Estudante. Secretária de Segurança Pública. S/D.

RODRIGUES, M. L. Discurso de Representação do Negro Cotista da UEMS. Tese de Pós-Doutoramento, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP, 2011, mímeo.

____. Complexo de Objeto e de Temas: condições de produção do discurso. In _____ (org.) Linguagem, Identidade, Gênero, História. Rio de Janeiro-RJ: Litteris Ed., 2011. P. 49-64

____. MST: Discurso de Reforma Agrária pela Ocupação. Um acontecimento discursivo. Tese de Doutoramento (Doutor em Linguística), UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas-SP, 2007.

Downloads

Publicado

2018-03-11

Como Citar

Rodrigues, M. L. (2018). Relato e questões de uma pesquisa: diagnóstico sobre o PROERD. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 2(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n1id2786