Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n1id2795

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), vinculada ao Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), com atuação na Faculdade de Letras (FAEL); Professora do Programa de Mestrado Profissional e Letras (PROFLETRAS), na UNIFESSPA; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Cáceres. Graduou-se em Licenciatura em Letras: Português/Inglês e suas respectivas Literaturas, na Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT ? (2002); concluiu o Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007); concluiu o Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013); realizou pesquisa de Pós-Doutorado no interior do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR), na Universidade Estadual de Mato Grosso Sul (UEMS - Campo Grande), onde desenvolveu o projeto "Os sentidos de índio na Marcha para Oeste: uma análise na mídia jornalística de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul", com financiamento da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de Semântica, Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas com os temas: enunciação, sujeito, discurso, marcha para o Oeste, indígena, progresso, modernidade e estudo do léxico em dicionários brasileiros.

Marlon Leal Rodrigues, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduou-se em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas) pela FERP-VR/RJ (1993), hoje UGD-VR ? Universidade Geraldi Di Biasi de Volta Redonda-RJ. Concluiu o Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos, Análise do Discurso, AD) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), Campus de Três Lagoas, doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e fez supervisão de pós-doutoramento (2008) na mesma universidade. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, professor efetivo dos Cursos de Letras (licenciaturas e bacharelado), Pedagogia, Administração Pública, e também atua no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras e no Mestrado Profissional em Letras, ambos da UEMS de Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso Franco/Brasileira. É membro do NEAD ? Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (UEMS). Desenvolve e orienta pesquisas com temáticas relacionadas ao cotidiano, sujeito, à identidade e à história. Coordenador do Mestrado Profissional em Letras (04/2023) - UEMS - Campo Grande-MS.

Taisir Mahmudo Karim, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1990), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor adjunto nível X da Universidade do Estado de Mato Grosso. Foi reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (2002-2010), coordenou o Programa de Pós-Graduação em Linguística/UNEMAT (2015-2018), vice-presidente da ANPOLL (2016-2018), foi coordenador, foi diretor do Instituto de Linguagem/UNEMAT (2001-2002). Atualmente é professor do Curso de Letras e do PPGL da UNEMAT, coordenador/membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem - CEPEL, Diretor de Gestão em Educação à Distância/UNEMAT. Coordena o projeto de pesquisa Significar Mato Grosso. Coordenou o projeto Atlas dos Nomes que Dizem Histórias das Cidades Brasileiras - Um Estudo Semântico-Enunciativo dos Nomes Próprios/CNPq/Fapemat. Coordena o Grupo de Pesquisa UNEMAT/CNPq - Mato Grosso: falares e modos de Dizer. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres (IHGC). Publicou diversos artigos em periódicos e livros. Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Lingüística, com ênfase em Semântica e Enunciação, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de nominalização e estudo da significação de nomes.

Albano Dalla Pria, Universidade do Estado de Mato Grosso

Desde 2002 é licenciado e bacharel em Letras (português/inglês) pela UNESP/Araraquara. Desde 2009 é doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Em 2015 realizou estágio de Pós-Doutorado em Linguística (Semântica) na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Desde 2005 é docente da UNEMAT, tendo lecionado nos cursos de graduação em Letras, Jornalismo, Direito e Matemática. Desde 2010 é docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT. Desde 2007 é líder do grupo de pesquisa Variação e Invariantes na Linguagem (CNPq). Desde 2017 é editor-gerente da revista Traços de Linguagem (OJS). É avaliador ad hoc de vários periódicos na área de Linguística. Tem experiência em projetos de pesquisa nas áreas de Linguística e de Semântica, principalmente de Semântica Enunciativa. Atualmente, trabalha principalmente com a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas.

Downloads

Publicado

2018-03-11

Como Citar

Oliveira, R. R. R. de, Rodrigues, M. L., Karim, T. M., & Pria, A. D. (2018). Apresentação. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 2(1). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n1id2795

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>