Visografia: uma nova proposta de escrita da língua de sinais

Autores

  • Claudio Alves Benassi Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n2id2842

Palavras-chave:

VisoGrafia, Escrita da Língua de Sinais, Escrita de Sinais, Libras,

Resumo

Neste artigo, pretendemos apresentar a Escrita da Língua de Sinais (ELS) VisoGrafia, desde sua concepção até a testagem em um curso de ensino de extensão, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Essa proposta de grafia para as Línguas de Sinais surge de nossas inquietações frente ao ensino de ELS, no curso de Letras-Libras – Licenciatura da UFMT, cujos alunos não apresentaram boa aderência aos sistemas de ELS correntes. A VisoGrafia nasce da junção de caracteres e regras grafotáticas do SignWriting (SW) e da Escrita das Línguas de Sinais (ELiS), sistemas que influenciaram fortemente em sua criação, além da interação com alunos ouvintes e visuais (surdos) do curso de Letras-Libras – Licenciatura da UFMT. Nossa fundamentação teórica vem dos autores Barros, Barreto e Barreto, Olviedo, entre outros. O sistema se encontra totalmente constituído, testado e em fase de divulgação. Esperamos com este artigo, trazer ao conhecimento da comunidade acadêmica, esta proposta de grafia cuja viabilidade de leitura e de escrita foi testada com êxito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Alves Benassi, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Estudos de Linguagens (UFMT). Formado em música pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em Estudos Interdisciplinares de Cultura Contemporânea (UFMT). Artista pesquisador e professor da Coordenação de Ensino de Graduação de Letras-Libras – Licenciatura. Professor Auxiliar A. Pesquisador e crítico da gênese artística musical e de cultura. Pesquisador da Escrita da Língua de Sinais. Fabricante de ocarinas e criador do sistema harmônico numerológico Pitagórico e do sistema de escrita da língua de sinais VisoGrafia. Editor gerente das Revistas Diálogos (RevDia) e Falange Miúda (ReFaMi).

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Benassi, C. A. (2019). Visografia: uma nova proposta de escrita da língua de sinais. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 2(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2018v2n2id2842

Edição

Seção

Artigos