Um olhar para as articulações linguísticas na constituição de uma Semântica da Enunciação

Autores

  • Luiz Francisco Dias Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n2id4353

Resumo

Este texto aborda a constituição de um campo de estudos na linguística brasileira. Trata-se de um modelo de estudos da significação que tomou corpo no Brasil nos últimos 40 anos e sobre o qual atualmente se edificam inúmeros trabalhos de conclusão na graduação e na pós-graduação no nosso País, além de diversos livros, artigos, disciplinas, eventos, grupos de estudo, como também linhas e projetos de pesquisa. Efetivamente, trata-se de uma área que se consolidou no Brasil, e se encontra radicada em instituições de ensino e pesquisa de todo o País.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Francisco Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É fundador e coordenador do Núcleo de Estudos da Enunciação (ENUNCIAR) e do GT de Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado pela Universidad de Buenos Aires, Argentina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: relação semântica e sintaxe; enunciação e gramática; ensino do português e história das ideias linguísticas. Orientou 24 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado. Publicou cerca de 80 textos, entre artigos em periódicos, livros e capítulos de livros. É autor dos livros "Os Sentidos do Idioma Nacional" e "Enunciação e Relações Linguísticas". No âmbito da UFMG, foi Diretor da Faculdade de Letras, membro do Conselho Universitário e do Conselho Curador. Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. Exerceu o cargo de Secretário Executivo da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e foi membro titular do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e do Conselho Editorial da Editora da UNICAMP. Fonte: http://lattes.cnpq.br/4264522545656657

Referências

CÂMARA JR., J. M. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970.

DIAS, L. F. Enunciação e relações linguísticas. Campinas: Pontes, 2018.

FERREIRA, A. C. F. Um nome de teoria estabilizado, sentidos em movimento: a semântica argumentativa na história. Campinas, Programa de Pós-Graduação em Linguística – UNICAMP. Dissertação de mestrado, 2005.

GARRET, A. [1853]. Folhas caídas. Porto: Porto Editora, s/d.

GUIMARÃES, E. Variabilidade ou invariabilidade do advérbio em Português. Série Estudos, Uberaba, n. 1, 1972, p. 13-18.

_____. Texto e argumentação: um estudo de conjunções do Português. Campinas: Pontes, 1987.

_____. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 51, n.1, 2009, p. 49-68.

_____. Semântica: enunciação e sentido. Campinas: Pontes, 2018.

Publicado

2020-03-16

Como Citar

Dias, L. F. (2020). Um olhar para as articulações linguísticas na constituição de uma Semântica da Enunciação. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 3(2). https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n2id4353